INCLUSÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO EDUCACIONAL PÚBLICO BRASILEIRO

Autores

  • Maria Izania Alves de Souza Universidade Federal do Amazonas
  • Lúcio Fernandes Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v1i1.3915

Resumo

Atualmente, muito se discute sobre inclusão. O debate por mais que seja recorrente é inesgotável, pois inúmeras situações, positivas e/ou negativas, emergem diariamente no âmbito escolar envolvendo todos os seus atores. Este artigo de revisão de literatura pretende descrever os principais momentos em que a inclusão tornou- se pauta nacional e mundial, contextualizando a história das transformações sociais e políticas em prol da pessoa com deficiência, seus paradigmas e a formação do professor frente a esse desafio. A pesquisa é de caráter bibliográfico com abordagem qualitativa, por meio dela foi possível perceber as dificuldades existentes no processo de implantação da educação especial e posteriormente do processo de inclusão no cenário nacional. Este trabalho propicia uma reflexão, acerca dos paradigmas da educação especial e da inclusão no cenário nacional, observando as transformações sociais, econômicas e políticas que incidem diretamente em todo o processo de educação em nosso país.

Palavras-chave: Inclusão; educação inclusiva; formação docente.

Biografia do Autor

Maria Izania Alves de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Amazonas.

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Publicado

2018-01-31

Como Citar

Alves de Souza, M. I., & Ferreira, L. F. (2018). INCLUSÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO EDUCACIONAL PÚBLICO BRASILEIRO. Revista Amazônida: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da Universidade Federal Do Amazonas, 2(1), 130–146. https://doi.org/10.29280/rappge.v1i1.3915