INCLUSÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO EDUCACIONAL PÚBLICO BRASILEIRO

Autores

  • Maria Izania Alves de Souza Universidade Federal do Amazonas
  • Lúcio Fernandes Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v1i1.3915

Resumo

Atualmente, muito se discute sobre inclusão. O debate por mais que seja recorrente é inesgotável, pois inúmeras situações, positivas e/ou negativas, emergem diariamente no âmbito escolar envolvendo todos os seus atores. Este artigo de revisão de literatura pretende descrever os principais momentos em que a inclusão tornou- se pauta nacional e mundial, contextualizando a história das transformações sociais e políticas em prol da pessoa com deficiência, seus paradigmas e a formação do professor frente a esse desafio. A pesquisa é de caráter bibliográfico com abordagem qualitativa, por meio dela foi possível perceber as dificuldades existentes no processo de implantação da educação especial e posteriormente do processo de inclusão no cenário nacional. Este trabalho propicia uma reflexão, acerca dos paradigmas da educação especial e da inclusão no cenário nacional, observando as transformações sociais, econômicas e políticas que incidem diretamente em todo o processo de educação em nosso país.

Palavras-chave: Inclusão; educação inclusiva; formação docente.

Biografia do Autor

Maria Izania Alves de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

31-01-2018

Como Citar

ALVES DE SOUZA, Maria Izania, FERREIRA, Lúcio Fernandes. INCLUSÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO EDUCACIONAL PÚBLICO BRASILEIRO. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, v. 2, n. 1, p. 130–146, 2018. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)