SURDEZ, DEFICIÊNCIA AUDITIVA E TECNOLOGIA ASSISTIVA: RUMO A UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DE QUALIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i4.15489

Palavras-chave:

Surdez, Deficiência auditiva, Tecnologia Assistiva, Inclusão educacional, Intérprete de Libras

Resumo

A educação inclusiva busca oferecer oportunidades educacionais de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou necessidades especiais. Este ensaio apresenta uma revisão narrativa que aborda os conceitos de Surdez e Deficiência auditiva, analisando as suas diferenças e os impactos na prática educacional. Além disso, explora as definições essenciais da Tecnologia Assistiva, destacando a sua importância como uma ferramenta adaptada às necessidades individuais dos estudantes com deficiência. A importância da inclusão educacional no contexto de indivíduos com perda auditiva é discutida com ênfase na formação adequada do intérprete de Libras como um elemento fundamental para garantir a acessibilidade e a participação plena dos alunos surdos na sala de aula. O objetivo desta revisão é oferecer uma análise abrangente e atualizada, reunindo evidências e perspectivas relevantes para compreender os desafios e benefícios relacionados à diferenciação entre Surdez e Deficiência auditiva, a aplicação da Tecnologia Assistiva e a formação do intérprete de Libras, visando uma educação inclusiva e de qualidade. Por meio dessa compreensão, ampliam-se as possibilidades oferecidas pela Tecnologia Assistiva, com o intuito de contribuir para a promoção da igualdade de oportunidades e a melhoria das condições de vida e aprendizagem dos estudantes com deficiência auditiva.

Biografia do Autor

Raquel Angela Speck, Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UFPR

Doutora em Educação (Políticas e Gestão em Educação) pela Universidade Estadual de Maringá (2018). Mestre em Educação (Políticas Públicas) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2010). Atualmente é professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Setor Palotina, onde responde pelas disciplinas de Políticas Educacionais, Fundamentos da Educação, História da Educação, Legislação e Diretrizes Educacionais e Gestão Escolar, nos cursos de Licenciatura em Ciências Exatas, Licenciatura em Computação e Licenciatura em Ciências Biológicas. Membro do grupo de pesquisa CNPQ: Tecnologias Digitais na educação: formação, desenvolvimento e inovação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Políticas Educacionais e Infância (GEPPEIN) e da Rede de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Gestão Educacional (REPLAG).

Eliana Santana Lisbôa, Universidade do Minho (CIED)

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (CIED). Universidade Federal do Paraná –Setor Palotina – Paraná – Brasil. 

Josiane Patrícia Rodrigues dos Santos, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação da Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0054619456726085. ORCID: https://orcid.org/0009-0006-2887-7420.

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

SPECK, R. A.; LISBÔA, E. S. .; SANTOS, J. P. R. dos . SURDEZ, DEFICIÊNCIA AUDITIVA E TECNOLOGIA ASSISTIVA: RUMO A UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DE QUALIDADE. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 1–15, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i4.15489. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/15489. Acesso em: 6 jan. 2025.