ENTREVISTA: PROFESSOR NELSON CARDOSO AMARAL E O EIXO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NA CONAE 2024

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i3.14694

Palavras-chave:

Financiamento, Educação Pública, CONAE, Nelson Cardoso Amaral

Resumo

Em 2023, convocou-se a Conferência Nacional de Educação (CONAE), edição 2024, em caráter extraordinário por meio do Decreto Presidencial n.º 11.697, de 11 de setembro de 2023, com o objetivo de garantir a participação da sociedade civil organizada na elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE). Precedida pelas etapas municipais, intermunicipais, distrital e estaduais, a etapa nacional considerou a síntese da avaliação dos dados do PNE (2014-2024) ao evidenciar os obstáculos e as necessidades da educação pública no Brasil (Brasil, 2023). O tema central tratado envolveu o PNE, decênio 2024-2034 como política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável. Entre os sete eixos temáticos tratados, destaca-se o Eixo 6 – Financiamento público da educação pública, com controle social e garantia das condições adequadas para a qualidade social da educação, com vistas à democratização do acesso e da permanência. Nesse contexto, de acordo com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação (2024), entre os dias 28, 29 e 30 de janeiro de 2024, a CONAE contou com a participação de 1.846 delegadas/os provenientes de todos os cantos do país. Esse é o contexto desta entrevista com o Professor Emérito Nelson Cardoso Amaral, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (FINEDUCA), cuja posição acadêmica revela contribuições significativas para se compreender o financiamento da educação no cenário brasileiro.

Biografia do Autor

Darlyng Maria Gomes Tavares, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Mestra em Educação (2019) e Licenciada em Pedagogia (2017) pela Universidade Federal do Amazonas. Pesquisadora do tema financiamento da educação no Brasil. Associada da FINEDUCA e da Anped. Membra do Grupo de Pesquisa Gênero, Trabalho e Educação. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. Atualmente é professora da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). 

Silvia Cristina Conde Nogueira, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Pedagogia (2001), Mestra (2007) e Doutora (2016) em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Desde 2009 é professora na UFAM, no Departamento de Administração e Planejamento (DAPLAN) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação. Atua no tripé ensino-pesquisa-extensão. Está vice-líder do Grupo Gênero, Trabalho e Educação (GTE/UFAM), grupo de pesquisa em atividade desde o ano 2000. É pesquisadora da rede EMpesquisa (Ensino Médio em Pesquisa) e integrante da linha de pesquisa Educação, Estado e Sociedade na Amazônia (PPGE/UFAM). Realiza pesquisas relacionadas à Política Educacional brasileira no que tange ao Ensino Médio, à Educação Profissional e à Gestão e ao Financiamento da Educação

Referências

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Publicado

16-10-2024

Como Citar

TAVARES, D. M. G.; NOGUEIRA, S. C. C. ENTREVISTA: PROFESSOR NELSON CARDOSO AMARAL E O EIXO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NA CONAE 2024. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 3, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i3.14694. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/14694. Acesso em: 21 dez. 2024.