Das memórias africanas às relações cotidianas

relato de experiência com o dancehall

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i2.13650

Palavras-chave:

Dancehall, Dança, Ensino

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo tecer um relato de experiência sobre o Projeto “Feira Afro”, realizado em 2019 e interpretar a relação dos participantes da dança Dancehall em seu cotidiano escolar. O cenário da pesquisa foi a Escola Municipal de Tempo Integral Diogo Vital de Siqueira, localizada no Distrito IV, bairro José Walter em Fortaleza/CE. A coleta de dados ocorreu de outubro a dezembro de 2021 na escola, após o retorno das escolas municipais ao modo presencial (período anterior ocorrido de modo remoto em virtude da pandemia de covid-19) através de questionário semiestruturado. Participaram da pesquisa cerca de 38 alunos, porém, somente 11 responderam ao questionário. Considera-se que houve uma relação significativa do processo de rememoração feita pelos estudantes e suas relações com as culturas de matrizes africanas.

Biografia do Autor

José Jander Teixeira de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestre em Educação  pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduado em Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Esadual do Vale do Acaraú (UVA) e em Dança  pela Universidade Federal do Ceará (UFC).  Professor Efetivo da Rede Municipal de Fortaleza.

Arliene Stephanie Menezes Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Líder do grupo de pesquisa Corponexões: corpo, cultura e sociedade. 

Kaline Lígia Estevam de Carvalho Pessoa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Doutora em Ciências da educação Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro-Portugal (UTAD). Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Vice-líder do grupo de pesquisa Corponexões: corpo, cultura e sociedade.

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Publicado

04-06-2024

Como Citar

OLIVEIRA, . J. J. T. de; PEREIRA, A. S. M.; CARVALHO PESSOA, K. L. E. de . Das memórias africanas às relações cotidianas : relato de experiência com o dancehall . Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–15, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i2.13650. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/13650. Acesso em: 22 dez. 2024.