Educação infantil na maré no cenário pós-pandêmico e reconfigurações didático-pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i2.13639

Palavras-chave:

Educação Infantil, Reconfiguração didática, Maré

Resumo

Muito se tem discutido acerca da pandemia causada pela Covid-19 desde o início do ano 2020, que assolou a população mundial; essa crise sanitária demandou novas ações por parte dos governantes, com o intento de impedir maior difusão do vírus e suas consequências à sociedade. Nessa perspectiva, na esfera educacional, as medidas de distanciamento social impostas pela Organização Mundial de Saúde ocasionaram, consequentemente, o fechamento das escolas, o que apontou para a necessidade de um novo modelo de educação, pautado nas tecnologias digitais. Revela-se, assim, a importância da formação docente a partir dos princípios pedagógicos, que pense a escola de forma contrária à educação bancária – a partir do conhecimento da realidade do aluno, do cotidiano escolar e das diferentes formas de ensinar, aprender e trocar saberes, sob uma perspectiva dialógica (Freire, 2010). Esse trabalho se propõe evidenciar relatos de experiência acerca da Educação Infantil no Complexo da Maré no contexto de reconfigurações pedagógicas, articulando teoria e prática.

Biografia do Autor

Joyce Pereira Estani, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Doutoranda em Educação, contextos contemporâneos e demandas populares, pela UFRRJ. Componente do grupo de pesquisa: Currículo, Cultura e Política; Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas - UERJ (2020); Professora da Educação Básica – SME/RJ. 

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Publicado

04-06-2024

Como Citar

ESTANI, J. P. Educação infantil na maré no cenário pós-pandêmico e reconfigurações didático-pedagógicas. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–11, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i2.13639. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/13639. Acesso em: 22 dez. 2024.