Produção de vídeo estudantil na concepção de estudantes de licenciatura da UFPEL

Autores

  • Vânia Dal Pont Pereira da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Maristani Polidori Zamperetti Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v7i01.11088

Palavras-chave:

Produção de Vídeo Estudantil, Formação Docente, Processo Educacional

Resumo

O presente trabalho é o resultado de uma investigação realizada no Estágio Docência do curso de Doutorado em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas.  A pesquisa tem por objetivo compreender o olhar dos estudantes do curso de Artes Visuais – Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas, sobre a importância de existir capacitação para a produção de vídeo estudantil e se esta formação pode contribuir de forma pedagógica no processo educacional destes alunos. Para tal, utilizou-se como metodologia uma pesquisa qualitativa, com estudo de caso e um estudo exploratório realizado com os alunos de graduação. A inferência dos resultados demonstra a importância de oferecer cursos que capacitem os alunos de graduação para a produção de vídeos estudantis.

Biografia do Autor

Maristani Polidori Zamperetti, Universidade Federal de Pelotas

Doutora e Mestra em Educação (PPGE/FaE/UFPel). Professora Associada no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, RS, onde ministra disciplinas na área de Fundamentos da Educação em Artes Visuais. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FaE/UFPel), Mestrado e Doutorado, na Linha de Pesquisa "Formação de Professores: Ensino, Processos e Práticas Educativas". Coordenadora do Projeto Artes Visuais do PIBID/UFPel (2014-2018). Líder do Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais (CNPQ). Licenciada em Educação Artística - Artes Plásticas (1987) e Bacharel em Pintura (1990). Especialista em Arte-Educação, Artes Plásticas (1990) pelo ILA/UFPel. Atuou com Professora Pesquisadora I no Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CLEC/UFPel - Universidade Aberta do Brasil - UAB (2013-2014). No período de 1991 a 2010 atuou como professora de Artes Visuais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Raphael Brusque, em Pelotas, RS. Realiza atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão, com ênfase na temática da Formação de Professores: Mídias, tecnologias e Artes Visuais, Cultura Visual, Educação Estética e Experiência.

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Publicado

26-03-2023

Como Citar

DAL PONT PEREIRA DA SILVA, V.; POLIDORI ZAMPERETTI, M. Produção de vídeo estudantil na concepção de estudantes de licenciatura da UFPEL. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 7, n. 01, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v7i01.11088. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/11088. Acesso em: 30 dez. 2024.