Produção de vídeo estudantil na concepção de estudantes de licenciatura da UFPEL

Autores

  • Vânia Dal Pont Pereira da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Maristani Polidori Zamperetti Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v7i01.11088

Palavras-chave:

Produção de Vídeo Estudantil, Formação Docente, Processo Educacional

Resumo

O presente trabalho é o resultado de uma investigação realizada no Estágio Docência do curso de Doutorado em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas.  A pesquisa tem por objetivo compreender o olhar dos estudantes do curso de Artes Visuais – Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas, sobre a importância de existir capacitação para a produção de vídeo estudantil e se esta formação pode contribuir de forma pedagógica no processo educacional destes alunos. Para tal, utilizou-se como metodologia uma pesquisa qualitativa, com estudo de caso e um estudo exploratório realizado com os alunos de graduação. A inferência dos resultados demonstra a importância de oferecer cursos que capacitem os alunos de graduação para a produção de vídeos estudantis.

Biografia do Autor

Maristani Polidori Zamperetti, Universidade Federal de Pelotas

Doutora e Mestra em Educação (PPGE/FaE/UFPel). Professora Associada no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, RS, onde ministra disciplinas na área de Fundamentos da Educação em Artes Visuais. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FaE/UFPel), Mestrado e Doutorado, na Linha de Pesquisa "Formação de Professores: Ensino, Processos e Práticas Educativas". Coordenadora do Projeto Artes Visuais do PIBID/UFPel (2014-2018). Líder do Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais (CNPQ). Licenciada em Educação Artística - Artes Plásticas (1987) e Bacharel em Pintura (1990). Especialista em Arte-Educação, Artes Plásticas (1990) pelo ILA/UFPel. Atuou com Professora Pesquisadora I no Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CLEC/UFPel - Universidade Aberta do Brasil - UAB (2013-2014). No período de 1991 a 2010 atuou como professora de Artes Visuais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Raphael Brusque, em Pelotas, RS. Realiza atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão, com ênfase na temática da Formação de Professores: Mídias, tecnologias e Artes Visuais, Cultura Visual, Educação Estética e Experiência.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 22. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo.; ARAUJO, Ana. Maria. Paulo Freire: uma história de vida. Indaiatuba/SP: Villa das Letras, 2006.

GIL, Antônio. Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

MCLUHAN, Marshall. A Galáxia de Gutenberg: a formação do homem tipográfico. São Paulo: Nacional, 1972.

MINAYO, Maria. Cecília. de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo-Rio de Janeiro, HUCITEC-ABRASCO, 1992.

MORAN, José Manuel. O vídeo na sala de aula. Artigo publicado na Revista Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna, 27 a 35, jan./abr. 1995.

MORAN, José. Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José. Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Aparecida. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. 8ª Ed. Campinas, SP: Papirus, 2000.

MORAN, José. Manuel. Tendências da educação on-line no Brasil In: RICARDO, Eleonora Jorge (Org.). Educação Corporativa e Educação a Distância. Rio de Janeiro: Editora Qualitymark, 2005.

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, José.; MASETTO, Marcos Tarcísio.; BEHRENS, Maria Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21.ed. Campinas: Papirus, 2013. Disponível em: <http://bds.unb.br/handle/123456789/736>. Acesso em: 15 jan. 2021.

MORAN, J. M. Entrevista Concedida ao Canal Metodologias Ativas, UNISUL.

Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=O4icT4Z8m6Q&t=75s>. Acesso em 26 de out. 2022.

PEREIRA, Josias; JANHKE, Giovana. Produção de vídeo nas escolas: Educar com Prazer. Pelotas: ErdFilmes, 2012.

PEREIRA, Josias.; NEVES, Giovana. (Org.). Produção de vídeo nas escolas: uma visão Brasil - Itália - Espanha - Equador. 1. ed. Pelotas: ErdFilmes, 2014.

PEREIRA, Josias. Como Fazer Vídeo Estudantil na Prática da Sala de Aula. Pelotas. Erdfilmes, 2016.

PEREIRA, Josias.; MATTOS, Daniela Pedra. A Utilização das Tecnologias na Prática da Sala de Aula: entre práticas e teorias que se distanciam. VI CBE – Congresso Brasileiro de Educação. 2017.

RIZZO JUNIOR, Sergio Alberto. Educação audiovisual: uma proposta para a formação de professores de Ensino Fundamental e de Ensino Médio no Brasil. 2011. 150 p. Tese (Doutorado) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2011.

TORKANIA. Mariana. Maioria dos professores aprendem sozinhos sobre tecnologia. Agência Brasil. 2019. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2019-07/maioria-dos-professores-aprende-sozinha-informacoes-sobre-tecnologia# > Acesso em: 23 mar. 2022.

YIN, Robert. (2005). Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre, RS: Bookman.

Publicado

2023-03-26

Como Citar

DAL PONT PEREIRA DA SILVA, V.; POLIDORI ZAMPERETTI, M. Produção de vídeo estudantil na concepção de estudantes de licenciatura da UFPEL. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 7, n. 01, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v7i01.11088. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/11088. Acesso em: 25 abr. 2024.