Produção de vídeo estudantil na concepção de estudantes de licenciatura da UFPEL
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v7i01.11088Palavras-chave:
Produção de Vídeo Estudantil, Formação Docente, Processo EducacionalResumo
O presente trabalho é o resultado de uma investigação realizada no Estágio Docência do curso de Doutorado em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. A pesquisa tem por objetivo compreender o olhar dos estudantes do curso de Artes Visuais – Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas, sobre a importância de existir capacitação para a produção de vídeo estudantil e se esta formação pode contribuir de forma pedagógica no processo educacional destes alunos. Para tal, utilizou-se como metodologia uma pesquisa qualitativa, com estudo de caso e um estudo exploratório realizado com os alunos de graduação. A inferência dos resultados demonstra a importância de oferecer cursos que capacitem os alunos de graduação para a produção de vídeos estudantis.
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 22. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo.; ARAUJO, Ana. Maria. Paulo Freire: uma história de vida. Indaiatuba/SP: Villa das Letras, 2006.
GIL, Antônio. Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
MCLUHAN, Marshall. A Galáxia de Gutenberg: a formação do homem tipográfico. São Paulo: Nacional, 1972.
MINAYO, Maria. Cecília. de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo-Rio de Janeiro, HUCITEC-ABRASCO, 1992.
MORAN, José Manuel. O vídeo na sala de aula. Artigo publicado na Revista Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna, 27 a 35, jan./abr. 1995.
MORAN, José. Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José. Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Aparecida. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. 8ª Ed. Campinas, SP: Papirus, 2000.
MORAN, José. Manuel. Tendências da educação on-line no Brasil In: RICARDO, Eleonora Jorge (Org.). Educação Corporativa e Educação a Distância. Rio de Janeiro: Editora Qualitymark, 2005.
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, José.; MASETTO, Marcos Tarcísio.; BEHRENS, Maria Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21.ed. Campinas: Papirus, 2013. Disponível em: <http://bds.unb.br/handle/123456789/736>. Acesso em: 15 jan. 2021.
MORAN, J. M. Entrevista Concedida ao Canal Metodologias Ativas, UNISUL.
Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=O4icT4Z8m6Q&t=75s>. Acesso em 26 de out. 2022.
PEREIRA, Josias; JANHKE, Giovana. Produção de vídeo nas escolas: Educar com Prazer. Pelotas: ErdFilmes, 2012.
PEREIRA, Josias.; NEVES, Giovana. (Org.). Produção de vídeo nas escolas: uma visão Brasil - Itália - Espanha - Equador. 1. ed. Pelotas: ErdFilmes, 2014.
PEREIRA, Josias. Como Fazer Vídeo Estudantil na Prática da Sala de Aula. Pelotas. Erdfilmes, 2016.
PEREIRA, Josias.; MATTOS, Daniela Pedra. A Utilização das Tecnologias na Prática da Sala de Aula: entre práticas e teorias que se distanciam. VI CBE – Congresso Brasileiro de Educação. 2017.
RIZZO JUNIOR, Sergio Alberto. Educação audiovisual: uma proposta para a formação de professores de Ensino Fundamental e de Ensino Médio no Brasil. 2011. 150 p. Tese (Doutorado) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2011.
TORKANIA. Mariana. Maioria dos professores aprendem sozinhos sobre tecnologia. Agência Brasil. 2019. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2019-07/maioria-dos-professores-aprende-sozinha-informacoes-sobre-tecnologia# > Acesso em: 23 mar. 2022.
YIN, Robert. (2005). Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre, RS: Bookman.