Avaliação de desempenho docente sob a perspectiva de desenvolvimento profissional dos professores
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v6i01.10113Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir a política de Avaliação de Desempenho Docente (ADD) sob a perspectiva de Desenvolvimento Profissional Docente (DPD). As análises apresentadas referem-se à pesquisa realizada junto ao Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente (FOPROFI ), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa, que em sua metodologia fez uso de questionários de caracterização, bem como da aplicação de grupos focais realizados com vinte e sete professores da rede pública municipal de ensino da cidade de Mariana/MG. Os resultados apontam para a importância de a ADD ser desenvolvida com fins de desenvolvimento profissional e não como aporte para as relações de controle e culpabilização dos professores por parte das secretarias de educação. Fato que reduz a autonomia de atuação desses profissionais, desperdiça a valência formativa desse tipo de política e nega a influência do contexto socioeducativo nesse tipo de avaliação.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 1988.
CAPRA, F. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e acultura emergente. São Paulo: Editora Cultrix, 1999. 172-207p.
CASSETARI, N. Construção colaborativa de uma proposta de avaliação de professores. 2015.275 f. Doutorado em Educação – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
CURADO, A.P. Que fazer com a avaliação de professores que temos? Revista de Psicologia, Educação e Cultura, Porto, v. 10, n. 1, maio 2006, p. 23-34.
DAY, Chirstopher. Avaliação do desenvolvimento profissional dos professores. In ESTRELA, A. e NÓVOA, A. (Orgs.). Avaliações em Educação: novas perspectivas. Porto: Porto Editora, 1999, p. 95-108.
FERNANDES, Domingos. Para uma avaliação de professores com sentido social e cultural. Revista ELO – Revista do Centro de Formação Francisco de Holanda, Guimarães, n. 16, maio 2009, p. 19-24.
FREITAS, M. J. V. Avaliação de desempenho docente: o desenvolvimento de um processo integrado. Revista ELO – Revista do Centro de Formação Francisco de Holanda, Guimarães, n. 16, maio 2009, p. 167-180.
GATTI, B. A. Avaliação de professores: um campo complexo. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 22, n. 48, p. 77-88, jan./ abr. 2011.
HADJI, Charles. A avaliação dos professores: Linhas directivas para uma metodologia pertinente. In ESTRELA, A. & RODRIGUES, P. (Coords.). Para uma fundamentação da avaliação em educação. Lisboa: Edições Colibri, 1995, p. 27-36.
JOINT COMMITEE ON STANDARS FOR EDUCATIONAL EVALUATION. The Personnel Evaluation Standards: how to assess systems for evaluation educators (2nd ed.). Thousand Oaks: Corwin Press, 2009.
MARIANA. Lei Complementar nº 139, de 29 de abril de 2014. Dispõe sobre o plano de carreira do pessoal do magistério da Secretaria de Educação do município de Mariana/MG. Mariana: Secretaria Municipal de Educação, 2014.
MEDLEY, D. Teacher competency testing and the teacher educator. Charlottesville: Association of Teachers Educators, 1982.
MENESES, M. P. Agentes do conhecimento? A teoria e a produção do conhecimento em Moçambique. In: SANTOS, B. S. (Org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre a ciência revisitado. São Paulo: Cortez, 2004. 722-735p.
SALINAS, D. Prova amanhã! A avaliação entre a teoria e a realidade. Tradução: Magda Schwartzhaup Chaves. Porto Alegre: Artmed, 2004, 132 p.
SAMPAIO, A. M. M. Demandas de desenvolvimento profissional docente no município de Mariana-MG: PNE (2014-2024) e PME (2015-2024). 2018. 220 f. Mestrado em Educação – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
SHINKFIELD, A. J.; STUFFLEBEAM, D. L. Teacher Evaluation: guide to effective practice. Norwell: Kluwe Academic Publishers, 1995.
STRONGE, J. H.;TUCKER, P. D. Handbook on teacher evaluation. Assessing and improving performance. Larchmont: Eye on Education, 2003.
VAILLANT, D. Avaliação de professores em vários países da OCDE e da América Latina. Revista Meta: Avaliação, v. 2, n.6. 2010.