Chamada para publicação-Dossiê: "Direitos Humanos na experiência histórica do Brasil Recente (1945-Dias Atuais)"

2022-11-10

 A Canoa do Tempo - Revista do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) convida os pesquisadores (as) de todo o país a enviarem artigos inéditos ao dossiê: "Direitos Humanos na experiência histórica do Brasil Recente (1945-Dias Atuais)", organizado pelos professores (as) Luciano Rodrigues Castro, Ana Paula de Castro Neves, Angelita Pereira de Lima e Leonardo Fetter da Silva.

A prática e o debate relacionados a direitos humanos frequentemente evocam a gigantesca presença da linguagem dos direitos humanos no pós Guerra-Fria. Samuel Moyon (2010), por exemplo, em seu livro mais famoso (The Last Utopia), os caracterizou como a última utopia - emergente nos anos 1970 e, em sua interpretação, uma das poucas linguagens capazes de mobilizar a ação social nos dias atuais. Em mirada crítica, autores como Costas Douzinas (2009) também apontam para a quase onipresença do termo a partir do fim dos anos 1990. A aproximação histórica com as vivências e as dinâmicas evocadas por ou a partir deste significante, ao longo das últimas décadas, pode nos colocar diante de suas complexidades e dos paradoxos que frequentemente evoca.

O conhecimento histórico tem conhecido debates frutíferos e interessantes. É possível encontrar, por um lado, historiadoras do calibre de Lynn Hunt (2009), Susan Marks (2019) ou Jenny Martinez (2012) que procuram remontar os direitos humanos a temporalidades tão distintas como o século XVIII, o século XVI e o século XIX, respectivamente. Por outro lado, interpretações como as de Samuel Moyn (2010), Steven Jensen (2016) ou Roland Burke (2010) procuram avançar uma percepção segundo a qual os direitos humanos, como os conhecemos e mobilizamos, teriam emergido apenas na segunda metade do século XX. Debates relativos à historicidade dos direitos humanos, sua especificidade histórica frente a outras propostas humanistas e seu papel em contextos tão variados como as ditaduras latino-americanas ou os projetos imperialistas do pós Guerra-Fria têm sido temas importantes.

 No Brasil, uma produção crescente (embora ainda pequena, frente ao potencial para pesquisas) tem aberto novas perspectivas para o passado recente do país. Desde trabalhos que enfatizam o papel de países latino-americanos na constituição da Declaração Universal de Direitos Humanos (PEREIRA, 2021) àqueles que procuram esmiuçar as várias facetas envolvidas em suas mobilização durante a ditadura militar brasileira (RORIZ, 2017; SILVA, 2019) - para citar alguns - o tema tem ganhado atenção. Parece se tratar não apenas de um debate evocado em consonância com a crescente produção internacional, mas também como resposta e forma de inserção nas disputas políticas do presente brasileiro, em que fortes ataques à noção de direitos humanos, bem como às (poucas) conquistas trazidas a partir dela a grupos historicamente violentados e marginalizados, se veem destruídas por políticas e visões de mundo altamente conservadoras.

Procurando alinhar-se à tendência de historicizar os direitos humanos, esta proposta de dossiê conclama trabalhos interessados em debatê-los como parte integrante da experiência e constituição política, intelectual, jurídica, social e cultural do Brasil das últimas décadas. Interessam-nos, especialmente, trabalhos que coloquem foco no período 1945-Dias atuais. Apostamos em trabalhos que, produzidos a partir da especificidade demandada pelo conhecimento histórico, reclamem perspectivas interdisciplinares e críticas.

Prazo para envio dos artigos até dia 30 de abril de 2023

Normas para submissão se encontram no link

Para mais informações ou esclarecimentos, entre em contato com a gente pelo e-mail: canoadotempo@gmail.com

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BURKE, Roland. Decolonization and the evolution of inter­national human rights. Philadelphia: University of Penn­sylvania Press, 2010.

DOUZINAS, C. O fim dos direitos humanos. São Leopoldo: UNISINOS, 2009.

HUNT, L. A invenção dos direitos humanos: uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

JENSEN, S. L. B. The making of international human rights: the 1960s, decolonization, and the reconstruction of global values. Nova York: CUP, 2016.

MOYN, S. The Last Utopia: Human Rights in History. Cambridge: Belknap Press of Harvard University Press, 2010.

PEREIRA, F. L. A história não contada da Declaração Universal dos Direitos Humanos: os caminhos do protagonismo latino-americano entre 1946 e 1948. 2021. 400 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.

RORIZ, J. H. Clashing frames: human rights and foreign policy in the Brazilian re-democratization process. Rev. bras. polít. int.,  Brasília , v.60, n. 1, e019, 2017. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292017000100218&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 10  ago.  2020.  Epub 13-Nov-2017.  https://doi.org/10.1590/0034-73292017001020.

SILVA, L. F. da. Inoperância e fracasso na defesa dos direitos humanos : o conselho de defesa dos direitos da pessoa humana na ditadura civil-militar(1964-1985). 2019. 183 f. Dissertação (Doutorado em História) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.