THE “ORIGINAL SIN” AND THE VIDEOGAMES

LIMITES OF PUBLIC HISTORY FROM THE “PRIMITIVE CAPITAL ACCUMULATION”

Authors

  • Fernando Cauduro Pureza UFPB

DOI:

https://doi.org/10.38047/rct.v10i1.4421

Keywords:

Acumulação primitiva de capital, videogame, living history

Abstract

O presente artigo se propõe a ser um ensaio baseado na leitura e análise de algumas estruturas narrativas históricas “gameficadas” e suas relações para com a transição do feudalismo para o capitalismo. Esse, que originalmente foi um debate de suma importância na historiografia europeia – em especial, na historiografia marxista – foi secundarizado na sanha de representação do passado oriunda da indústria do entretenimento. Assim, o objetivo aqui é mostrar precisamente como houve um descolamento entre o “debate de transição” e a perspectiva realista de living history (SAMUEL, 2012. p. 232) que os jogos eletrônicos procuram estimular. Dessa forma, numa leitura livremente inspirada em Fredric Jameson, é possível afirmar que a consequência desse descolamento é precisamente perder de vista as formas específicas de acumulação primitiva de capital, criando uma estética baseada exclusivamente no caráter mercadológico da representação histórica e, em última instância, dotada de démarche ahistórica.

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Published

2018-08-24

How to Cite

Pureza, F. C. (2018). THE “ORIGINAL SIN” AND THE VIDEOGAMES: LIMITES OF PUBLIC HISTORY FROM THE “PRIMITIVE CAPITAL ACCUMULATION”. Canoa Do Tempo, 10(1), 123–141. https://doi.org/10.38047/rct.v10i1.4421

Issue

Section

Dossiê