LEARNING ABOUT THE PAST BY THE BIOGRAPHIES

BEGIN THE PEDAGOGY AND THE PRAGMATIC OF HISTORY

Authors

  • Rafael Terra Dall'Agnol UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.38047/rct.v10i1.4408

Keywords:

História da historiografia, Historiografia brasileira, Século XIX

Abstract

Este trabalho tem como objetivo analisar, a partir da obra do historiador João Manuel Pereira da Silva, a relação entre história e biografia no Brasil oitocentista. Busca-se compreender de que forma as biografias podem auxiliar na busca de esclarecimento sobre o passado, servindo como chave de acesso às experiências pretéritas. Junto a esse movimento, o artigo se propõe a demonstrar as especificidades encontradas nos trabalhos do autor de Plutarco Brasileiro.   

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-08-24

How to Cite

Terra Dall’Agnol, R. (2018). LEARNING ABOUT THE PAST BY THE BIOGRAPHIES: BEGIN THE PEDAGOGY AND THE PRAGMATIC OF HISTORY. Canoa Do Tempo, 10(1), 105–122. https://doi.org/10.38047/rct.v10i1.4408

Issue

Section

Dossiê