Qualificar o futuro da nação: Trabalho e ensino para adolescentes na proposta de ensino do estado do Paraná (1971-1984)

Autores

  • JORGE ZALUSKI PPGH - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.38047/rct.v15.FC.2023.al2.p.1.31

Palavras-chave:

Currículo; Ensino; Lei n.º 5.692/1971; Trabalho.

Resumo

Resumo: Em diferentes contextos e objetivos, a educação escolar permeou os modelos de nação que se desenhavam nos projetos de modernização desenvolvidos ao longo do século XX. Quando o país foi tomado pela ditadura militar, em 1964, novas propostas atravessaram os modelos de ensino. Quando publicada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação n.º 5.692 (Lei n.º 5.692/1971), quando tornou obrigatório a formação para o trabalho, construía-se por meio dela tanto um modelo de ensino como um conjunto de expectativas entorno da infância e adolescência, principais públicos atingidos pela legislação. Diante disso, este texto tem como objetivo investigar sobre as propostas de ensino desenvolvidas no estado do Paraná para atender a Lei n.º 5.692/1971. Para isso, a revista Currículo será utilizada como fonte histórica. Sendo ela o principal veiculo de comunicação da época para publicizar a proposta de ensino.

Palavras chave: Currículo; Ensino; Legislação; Revista; Trabalho.

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Publicado

2023-03-16

Como Citar

ZALUSKI, J. (2023). Qualificar o futuro da nação: Trabalho e ensino para adolescentes na proposta de ensino do estado do Paraná (1971-1984). Canoa Do Tempo, 15, 1–31. https://doi.org/10.38047/rct.v15.FC.2023.al2.p.1.31

Edição

Seção

Artigos Livres