Desenvolvimento tecnológico e meio ambiente: uma análise interdisciplinar da História Ambiental
AN INTERDISCIPLINARY ANALYSIS OF ENVIRONMENTAL HISTORY
DOI:
https://doi.org/10.38047/rct.v15.FC.2023.dha7.p.1.22Palavras-chave:
História Ambiental, Tecnologia, Meio AmbienteResumo
O artigo aborda pesquisa que busca a relação entre tecnologia e meio ambiente ao longo da história, com foco na interdisciplinaridade da História Ambiental. O problema de pesquisa é entender como o desenvolvimento da tecnologia afetou e afeta o meio ambiente em um panorama histórico. O objetivo é identificar como o desenvolvimento tecnológico vem afetando o meio ambiente, utilizando a teoria da história da técnica de Petrick Geddes e Lewis Mumford. A metodologia é de enfoque qualitativo e de natureza bibliográfica, com a pesquisa em livros e contribuições sobre o construto teórico de Geddes e Mumford. As conclusões destacam a complexidade e multifacetada relação entre tecnologia e meio ambiente, e a importância da transição para fontes de energia limpa e soluções tecnológicas sustentáveis para mitigar as mudanças climáticas e preservar o meio ambiente.
Downloads
Referências
ARTAXO, Paulo. Uma nova era geológica em nosso planeta: o Antropoceno?. Revista USP, [s. l.], n. 103, p. 13-24, 2014.
CARSON, Rachel. Primavera silenciosa. São Paulo: Editora Gaia, 2010.
COMTE, Auguste. Curso de Filosofia Positiva. Em: Os Pensadores. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
DARWIN, Charles. Sobre a seleção natural. Lisboa: Atlântico Press & Coisas de Ler, 2014.
EXNER, Martin. Edwin Chadwink and the Public Health Act 1848: principal architect of sanitary reform. p. 699-706 In: BARTRAM, Jamie. (edi.). Routledge Handbook of Water and Health. New York: Routledge, 2015.
MAIA, Hélio José Santos. A teoria de Geddes e Munford sobre a história da técnica como um caminho ao ensino de Ciências, p. 1446-1458. In: Editora Científica Digital (org.). Open Science Research III. Guarujá-SP: Científica Digital, 2022.
MARTINS, Roberto Andrade; MARTINS, Lilian Al-Chieryr Pereira.; FERREIRA, Renata Rivera. Contágio: história da prevenção das doenças transmissíveis. São Paulo: Moderna, 1997.
McCRAY, W. Patrick. Glassmaking in Renaissance Venice: The Fragile Craft. Aldershot: Ashgate, 1999.
MOHAJAN, Haradhan. The First Industrial Revolution: Creation of a New Global Human Era. Journal of Social Sciences and Humanities. [s. l.], Vol. 5, No. 4, p. 377-387, 2019.
MOREIRA, Rafael Martins Costa. Acordos ambientais e os limites do inegociável. Londrina: Thoth, 2021.
MOTOYAMA, Shozo. USP 70 Anos: Imagens de uma História Vivida. São Paulo: Editora da USP, 2006.
MUMFORD, Lewis. Técnica y Civilización. Madri: Alianza Editorial, 1992.
REIS JÚNIOR, Almiro dos. O primeiro a utilizar anestesia em cirurgia não foi um dentista. Foi o médico Crawford Williamson Long. Rev. Bras. Anestesiol. [s. l.], 56 (3), Jun 2006.
SANTIAGO, Cybèle Celestino. Argamassas tradicionais de cal. Salvador: EDUFBA, 2007.
ZOLA, Émile. Germinal. Reino Unido: Penguin Publishing Group, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Canoa do TempoEsta obra está licenciada com uma Licença <a rel =" license "href =" http: / /creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ ">