As Práticas de Endomarketing e a Percepção dos Funcionários de Uma Empresa do Ramo Varejista de Móveis e Eletrodomésticos de Manaus
DOI:
https://doi.org/10.47357/ufambr.v2i2.5689Palavras-chave:
Endomarketing. Comunicação Interna. Engajamento.Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre o impacto das políticas de endomarketing sobre o engajamento de funcionários. O objetivo geral do artigo foi avaliar a influência das práticas de endomarketing sob a ótica dos colaboradores de uma empresa do ramo varejista de móveis e eletrodomésticos na cidade de Manaus. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa cujo os dados foram coletados a partir de entrevista com roteiro semiestruturado junto a 5 funcionários que atuam em duas lojas situadas em shoppings da cidade de Manaus. A técnica utilizada para interpretação dos discursos dos indivíduos foi a análise de conteúdo. Os resultados demonstram que a empresa utiliza a comunicação interna como principal estratégia de endomarketing, realizando reuniões periódicas com a equipe de trabalho e disponibilizando diversas ferramentas conectadas à internet com atualização em tempo real. Também foi possível verificar que os funcionários têm seus ofícios diretamente impactados pelo uso das ferramentas, bem como há perceptível melhora no clima organizacional do ambiente de trabalho, causada pela facilitação e incentivo a comunicação frequente entre os colaboradores. As práticas de endomarketing analisadas neste estudo poderão servir como referências para novos aprofundamentos no âmbito da comunicação interna e engajamento de funcionários.
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