Informação para Autores

Deseja enviar contribuições à revista? Convidamos todos a conferir a seção Sobre a revista e ler as políticas das seções disponíveis, bem como as Diretrizes para autores. É necessário que os autores se cadastrem no sistema antes de submeter um artigo; caso já tenha se cadastrado basta acessar o sistema e iniciar o processo de 5 passos de submissão.

POLÍTICA DE PLÁGIO

A Revista adota o sistema Similarity Check da CrossRef para identificação de plágio.

Principios Éticos e procedimentos para evitar más práticas na produção científica

Da responsabilidade dos autores
- Os autores são responsáveis pelo conteúdo de seus artigos, assim como pelos direitos autorais de imagens, videos e quaisquer elementos textuais ou complementares ao seu artigo.

 - Os autores estão de acordo em trabalhar gratuitamente no processo de revisão por pares para este periódico no futuro.

- Os autores declaram que têm contribuição significativa para a pesquisa divulgada em seu artigo, quando for o caso.

- Os autores obrigam-se a oferecer ao periódico retratações ou correções de eventuais erros.

- Os autores devem assegurar que seu texto é obra original e não devem submeter o mesmo texto para mais de uma revista.

- Caso o artigo tenha sido escrito com base em pesquisa que apresenta reais riscos para os participantes, é obrigatória a apresentação de parecer do Comitê de Ética da instituição do pesquisador.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

As contribuições autorais para os artigos cientpificos são submetidas a duas fases de seleção:

  • Admissão dos trabalhos - nesta fase é verificada a adequação do manuscrito quanto ao caráter científico, à apresentação geral e à adequabilidade às normas e à política editorial da revista.
  • Avaliação por pares - o manuscrito será avaliado por, pelo menos, dois membros do Comitê Científico da revista ou consultores ad hoc, em consonância com o tema abordado, ou uma comissão de análise e julgamento designada por meio de ato específico. Com o sistema de revisão por pares duplo-cego (double blind peer review), os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também perante estes os nomes dos autores.

São analisados, principalmente, os seguintes aspectos:

  • relevância do tema para a pós-graduação, consistência teórico-metodológica, pertinência e atualidade da bibliografia;
  • clareza na exposição do objeto de estudo e na argumentação, rigor na utilização dos conceitos;
  • pertinência e correção de dados estatísticos; e
  • contribuição inovadora.

O resultado da avaliação e os pareceres exarados pelos avaliadores acionados serão enviados aos autores por meio de mensagem eletrônica.

Antes da decisão final sobre o manuscrito, pode haver a necessidade de modificações de estrutura e de conteúdo apontadas pelos avaliadores. Neste caso, as exigências são apresentadas aos autores a fim de que o texto sofra reformulações (do contrário, sejam oferecidas as razões para a não reformulação do mesmo), visando a uma nova avaliação por parte do (s) avaliador(es) acionado (s) ou à verificação da equipe editorial quanto ao devido atendimento do que foi sugerido. A revista se reserva o direito de recusar os trabalhos quando as alterações neles introduzidas não atenderem às observações feitas pelos avaliadores.

Os artigos aprovados serão submetidos à revisão ortográfica e de formato, sendo posteriormente devolvidos ao autor para aceite das eventuais sugestões de alteração. Após a aprovação do autor, o texto seguirá para diagramação e composição final. Neste momento, não mais serão admitidos acréscimos ou modificações, exceto em casos excepcionais.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Os artigos originais submetidos à UFAM BUSINESS REVIEW – UFAMBR que atendem às normas de submissão são avaliados por dois avaliadores had hoc, podendo ser internos ou externos, na forma de double blind review.

Avaliadores externos também participam do processe de avaliação.

  • Todos os conteúdos da revista são submetidos à revisão por pares pelo método avaliação por pares duplo-cego.
  • Avaliação por pares é o processo de obter pareceres sobre manuscritos individuais de avaliadores peritos no campo. Esse processo está claramente descrito no nosso site.
  • O parecer deve ser o mais objetivo possível e suficientemente embasado para que permita o aprimoramento da pesquisa e do texto avaliado.
  • Os avaliadores não devem ter conflitos de interesse e declaram isso por escrito no sistema da revista, ao realizar uma avaliação.
  • Os avaliadores devem sempre chamar a atenção para textos ou trechos já publicados e que não tenham sido propriamente citados.
  • Todos os artigos avaliados são tratados de forma confidencial.
  • A revista entende que qualquer forma de plágio não é aceitável e usa ferramentas de revisão antiplágio.
  • A decisão final sobre a publicação ou não de um texto cabe aos editores. Sempre que um texto tenha qualidade acadêmica e cumpra os critérios estabelecidos pela revista, ele é encaminhado para a avaliação por pares duplo-cega de, no mínimo, dois avaliadores.
  • Os únicos critérios de avaliação são o mérito acadêmico do texto e o aprimoramento da qualidade do conhecimento, não havendo discriminação aos autores, por quaisquer razões.
  • Não é permitido aos editores usarem informações constantes nos artigos em avaliação sem o consentimento explícito dos autores.
  • Os editores estão disponíveis para responder qualquer questão ética ligada a uma submissão.

OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS ARTIGOS SÃO:

  • Tema atual, relevante e oportuno;
  • objetivo do trabalho está claro e bem definido;
  • abordagem é criativa e inovadora;
  • estrutura do texto é clara e adequada a um trabalho científico;
  • linguagem é clara e concisa, leitura é fluida e agradável;
  • base teórico-conceitual é consistente e reflete o estado-da-arte do conhecimento na área;
  • desenvolvimento teórico é adequado e bem estruturado;
  • metodologia de pesquisa é clara e os resultados obtidos de sua aplicação são consistentes com os objetivos do trabalho;
  • conclusão é coerente, clara e objetiva;
  • o trabalho representa contribuição científica para o conhecimento em Administração e/ou para a prática administrativa.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO:

A publicação do artigo está sujeita à aprovação prévia do Conselho Editorial da revista, bem como à revisão por pares realizada por, pelo menos, dois revisores ad hoc, utilizando o processo de revisão em dupla ocultação.

Os trabalhos submetidos à UFAM BUSINESS REVIEW – UFAMBR passam pelas seguintes fases de avaliação:

  • Fase 1– Conferência inicial: Nessa fase, é avaliado o formato do artigo; o enquadramento nas normas APA; a inclusão do resumo, do abstract e resumén, além da adequação aos temas da revista. Os artigos não aprovados nessa fase são devolvidos aos autores para ajustes e nova submissão, exceto para os casos em que o artigo não se enquadra no escopo da revista. Nesses casos, acontece a recusa definitiva.
  • Fase 2– Double Blind Review: Os trabalhos aprovados na Fase 1 são submetidos à avaliação por dois professores doutores, com reconhecida atuação no tema em que o artigo se enquadra. Em caso de pareceres divergentes, um terceiro avaliador é convidado a avaliar o artigo. Após o recebimento dos pareceres, o editor decide se o trabalho está aprovado, reprovado ou se necessita de ajustes. Nesse último caso, o artigo é devolvido aos autores para a realização dos aprimoramentos apontados pelos avaliadores. Nos casos em que o texto é ajustado pelos autores, é novamente encaminhado aos avaliadores para verificação dos aprimoramentos. Esse ciclo pode se repetir diversas vezes, até que uma decisão definitiva seja tomada.
  • Fase 3– Finalização do processo: Após a decisão tomada na Fase 2, os autores são avisados sobre a rejeição final do artigo ou sobre a sua publicação. Nesse último caso, o artigo é colocado em status de “em edição”.

A aceitação final do artigo depende de:

  • A recomendação dos revisores;
  • Que os autores realizem as correções necessárias;
  • E aprovação final pelo Conselho Editorial, cuja decisão recomendará uma das seguintes opções:
    1. Aceitar submissão;
    2. Revisões necessárias;
    3. Reenvie para revisão;
    4. Submeta novamente em outro lugar;
    5. Recusar envio;
    6. Ver comentários.

DA ÉTICA NA PUBLICAÇÃO

A Revista UFAM BUSINESS REVIEW (UFAMBR) segue o Manual de Boas Práticas de Publicação Científica da ANPAD, bem como o Código de Ética da Academy of Management (AOM). Os autores são aconselhados a:

O Manual de Boas Práticas em Publicação Científica da ANPAD complementa a política de critérios de autoria da UFAMBR, em que:

  • No mesmo ano, mais de um trabalho de autor não deve ser publicado, independentemente da posição do autor no texto.
  • Editores fazem esforços consideráveis para evitar e prevenir a publicação de artigos em que tenha ocorrido má conduta na pesquisa.
  • Em nenhum caso, incentivamos más condutas ou permitimos que elas aconteçam.
  • Qualquer alegação de conduta imprópria de pesquisa é imediatamente averiguada.
  • A revista publica erratas para corrigir artigos quando necessário.
  • A revista está sempre disposta a publicar correções, esclarecimentos, direito de resposta, retrações e desculpas quando necessário.

POLÍTICAS DE ACESSO ABERTO E PUBLICAÇÃO EM REPOSITÓRIOS

Esta revista fornece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, com o princípio de que a disponibilização da pesquisa gratuitamente ao público apoia uma maior troca global de conhecimento. Não há embargo às publicações da revista. As datas de envio e aceitação, juntamente com as datas de publicação, são disponibilizadas na versão em formato PDF de cada artigo.

Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados e concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0).

Os autores são incentivados a publicar seus dados em repositórios recomendados. Para obter uma lista de repositórios genéricos e específicos de assuntos que atendem aos nossos critérios de revisão por pares, consulte aqui.

DOS DIREITOS DE AUTOR E DO ACESSO UNIVERSAL E LICENCIAMENTO

- A revista continua sendo detentora dos direitos autorias dos artigos publicados.

- As licenças usadas pelo periódico estão descritas neste site.
- Todos os artigos em conteúdo completo estão livres de taxas e são disponibilizados em sua totalidade para qualquer leitor sem a necessidade de cadastro ou senha.

- A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nos documentos PDF dos artigos.

DOS DEMAIS PRINCÍPIOS

- As informações sobre a propriedade, os direitos autorias e/ou gestão da revista estão claramente indicados no menu “sobre” no site da revista.
- Esta revista publica duas edições anuais, publicação contínua, além de usar a modalidade ahead of print.
- Este periódico não cobra nenhum tipo de taxa de submissão, avaliação ou publicação, mas pode requerer a tradução do artigo a ser enviada pelo próprio autor.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços de email neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.