UMA REFLEXÃO SOBRE AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA DÉCADA DE 1990 FHC A LULA.

Autores/as

  • Sebastião Monteiro Oliveira
  • Antônio Cesar Barreto Lima
  • Shigeaki Ueki Alves da Paixão

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.21.1-11

Resumen

A presente pesquisa vai uma rápida incursão sobre a educação nos anos de 1990 a partir do governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), atendendo a agenda de órgão multilaterais. O objetivo é demonstrar o papel do governo naquele momento, destacando o modelo de competências e a Educação a Distância, chegando ao governo Lula que deu continuidade as políticas do governo anterior. A formação docente sofreu transformação para atender interesses que nunca representaram os anseios das camadas populares e nem das associações que defendem o ensino público no Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, é um trabalho importante na medida em que faz uma reflexão sobre o atual estágio de abandono do atual governo pelo ensino público no Brasil, que corta recursos e persegue as instituições que se opõe as políticas discriminatórias e de perseguição a educadores.

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Publicado

2021-05-24

Cómo citar

MONTEIRO OLIVEIRA, S.; BARRETO LIMA, A. C.; ALVES DA PAIXÃO, S. U. UMA REFLEXÃO SOBRE AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA DÉCADA DE 1990 FHC A LULA. . Somanlu: Revista de Estudios Amazónicos, Manaus, v. 21, n. 1, p. 150–163, 2021. DOI: 10.29327/233099.21.1-11. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/9023. Acesso em: 10 abr. 2025.

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