A QUÍMICA NAS COISAS DO COTIDIANO: INSERÇÃO DA CIÊNCIA LÚDICA PARA CRIANÇAS DA PERIFERIA DE MANAUS-AM

Autores

  • Claudenor de Souza Piedade
  • Aline dos Santos Pedraça
  • Antônio Estanislau Sanches
  • Cristiane Araújo dos Santos
  • Marcos Kleber Souza do Carmo
  • Shigeaki Ueki Alves da Paixão

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.21.1-14

Resumo

A exposição de atividades que buscam motivar as pessoas a participar das atividades que agregam conhecimento pelas práticas do cotidiano, é um fator motivador frente ao desafio de desvincular o olhar dos mesmos para atividades que o fazem distrair, como os jogos, uso de celulares, tabletes e televisores que apresentam atividades que entretém e que pouco agregam na formação. A iniciativa de subsidiar meios que resgatam o valor das atividades experimentais, voltadas a instrução, pela metodologia de projetos, valorizando o saber pela percepção do meio onde vive e agregando saberes pela combinação, de brincadeiras, desafios e aplicações de novas metodologias. Construir o cenário de um laboratório que valoriza as coisas do cotidiano, como os instrumentos, os alimentos, os medicamentos, materiais de limpeza, de higiene e outros, fazendo com que a percepção da ciência seja importante para a construção de uma pratica de vida sustentável. A utilização de forma lúdica de insumos do dia a dia social é uma forma de resgatar a motivação das pessoas para se integrar em grupos de trabalho, oficinas de construção do conhecimento e busca de identidade, destacando o valor do uso de tecnologias, ações elaboradas inovadoras e capacitação pelo viés diferenciado para levar a mensagem de integração. O papel do cidadão é valorizar a ciência pelas suas práticas e poder de transformação, mas a atração deve motivar a participação, integrando a todos às experiências, conduzindo a comunidade para a inclusão dentro de uma proposta norteadora e voltada a melhorar o rendimento dos estudantes, valorização das boas práticas do cotidiano e a capacitação de todos. Neste estudo o destaque está para a valorização do saber empírico e a motivação pela apresentação de um fator interessante que se explica pelas ações corriqueiras. O processo é de forma itinerante, aplicado em comunidades que tem déficit de aprendizagem, alta desistência escolar e problemas de conflitos familiares e uso de álcool e drogas. As atividades são realizadas com a explanação, participativa de experimentações com coisas da comunidade e a explicação de suas propriedades.

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Publicado

2021-05-24