CLIMATOLOGIA E ENSINO: UMA ÁNALISE DAS VISITAS À ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Palavras-chave:
Climatologia, Ensino, Estação Meteorológica.Resumo
O clima está presente no dia a dia da sociedade, influenciando diretamente nas atividades antrópicas. O objetivo deste trabalho foi fazer uma análise das visitas na Estação Meteorológica da Universidade Federal de Uberlândia, além de demonstrar sua importância na educação escolar através do conhecimento pratico da Climatologia por meio da compreensão empírica do clima pelos alunos. Para a realização desse trabalho, foi constituído um referencial teórico e foram utilizados os dados disponibilizados pelo Laboratório de Climatologia (UFU). Essas aulas são ministradas pelos estagiários do laboratório a diversos níveis escolares, sendo que o número de visitas cresce ano a ano, a grande maioria destinada aos alunos do ensino fundamental e alunos de graduação. Ficou perceptível como essa experiência é rica de aprendizado para alunos, professores e estagiários. Nota-se como a maioria dos alunos, após a visita, despertam interesse pelo estudo do clima e como essa visita auxilia no entendimento do conhecimento teórico trabalhado em sala de aula, no entanto, o maior benefício é para os estagiários que tem nas vistas um contato inicial com a dinâmica do ensino e aprendem a partir da troca no processo de ensino-aprendizagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-10-06
Como Citar
Freitas Roldão, A. de, & Gonçalves Santos, J. (2012). CLIMATOLOGIA E ENSINO: UMA ÁNALISE DAS VISITAS À ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. REVISTA GEONORTE, 3(8), 99–107. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2266
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).