CLIMATOLOGIA E ENSINO: UMA ÁNALISE DAS VISITAS À ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Autores/as

  • Aline de Freitas Roldão
  • Juliana Gonçalves Santos

Palabras clave:

Climatologia, Ensino, Estação Meteorológica.

Resumen

O clima está presente no dia a dia da sociedade, influenciando diretamente nas atividades antrópicas. O objetivo deste trabalho foi fazer uma análise das visitas na Estação Meteorológica da Universidade Federal de Uberlândia, além de demonstrar sua importância na educação escolar através do conhecimento pratico da Climatologia por meio da compreensão empírica do clima pelos alunos. Para a realização desse trabalho, foi constituído um referencial teórico e foram utilizados os dados disponibilizados pelo Laboratório de Climatologia (UFU). Essas aulas são ministradas pelos estagiários do laboratório a diversos níveis escolares, sendo que o número de visitas cresce ano a ano, a grande maioria destinada aos alunos do ensino fundamental e alunos de graduação. Ficou perceptível como essa experiência é rica de aprendizado para alunos, professores e estagiários. Nota-se como a maioria dos alunos, após a visita, despertam interesse pelo estudo do clima e como essa visita auxilia no entendimento do conhecimento teórico trabalhado em sala de aula, no entanto, o maior benefício é para os estagiários que tem nas vistas um contato inicial com a dinâmica do ensino e aprendem a partir da troca no processo de ensino-aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2012-10-06

Cómo citar

Freitas Roldão, A. de, & Gonçalves Santos, J. (2012). CLIMATOLOGIA E ENSINO: UMA ÁNALISE DAS VISITAS À ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. REVISTA GEONORTE, 3(8), 99–107. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2266