INTEGRAÇÃO DE MAPAS DE DECLIVIDADE E MODELOS DIGITAIS TRIDIMENSIONAIS DO RELEVO NA ANÁLISE DA PAISAGEM
Palavras-chave:
Mapa de Declividade, Modelo Digital Tridimensional do Relevo, Paisagem.Resumo
A cartografia constitui-se em importante ferramenta de representação do espaço geográfico, sendopossível abordar variadas temáticas em pesquisas relacionadas à análise da paisagem. O presentetrabalho pauta-se no uso de mapas de declividade e de modelos digitais tridimensionais do relevocomo ferramentas de análise da paisagem. Adotou-se na execução o SPRING para vetorização manualdos dados de altimetria e hidrografia, extraídos de cartas topográficas, bem como para criação degrade retangular, grade triangular, grade de declividade e mapa de declividade; o Global Mapper foiusado para elaboração do mapa hipsométrico e visualização em 3D do relevo com o mapa dedeclividade sobreposto. A partir dos produtos cartográficos digitais partiu-se para coleta de dados acampo, com apoio de GPS e notebook, realizou-se comparação in loco dos produtos cartográficos e dapaisagem observada. Com o desenvolvimento da presente pesquisa ficou evidente a importância daassociação de mapa de declividade à representação em 3D do relevo para análise da paisagem,especialmente quando associado à coleta de dados em campo com apoio do receptor GPS.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-12
Como Citar
Paula Colavite, A., & Modesto dos Passos, M. (2012). INTEGRAÇÃO DE MAPAS DE DECLIVIDADE E MODELOS DIGITAIS TRIDIMENSIONAIS DO RELEVO NA ANÁLISE DA PAISAGEM. REVISTA GEONORTE, 3(5), 1547 –. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2212
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).