A QUESTÃO AGRÁRIA E A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DE IMAGENS DO GOOGLE MAPAS.
Palavras-chave:
Problemática ambiental, Questão Agrária, Google Mapas, Ensino de Geografia.Resumo
o presente trabalho dedica-se a demonstrar como as imagens de satélite presentes no GoogleMapas podem ser adotadas no ensino de Geografia para a discussão da temática “questão agrária e apreservação ambiental no Brasil”. A problemática ambiental no Brasil deve ser vista como um tematransversal a ser abordado no ensino de Geografia, quando associado à questão agrária se evidencia aconcentração de terra, o predomínio da monocultura, e o não cumprimento à legislação ambiental vigente.Neste sentido este trabalho justifica-se dada a relevância que as novas tecnologias possuem para aconstrução do saber geográfico de forma mais crítica e participativa na sociedade. O desenvolvimento dapesquisa respalda-se na seleção de imagens de satélite presentes no Google Mapas, contendo exemplosque demonstrem como a temática abordada pode ser utilizada no ensino de geografia. Como resultadoobteve-se que a partir da análise das imagens utilizadas como exemplos, o Google Mapas é umaimportante ferramenta para análise dos problemas ambientais relacionados à questão agrária do Brasil, porisso se tornam também importantes para o processo de ensino aprendizagem de geografia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-12
Como Citar
Chies, C., & Paula Colavite, A. (2012). A QUESTÃO AGRÁRIA E A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DE IMAGENS DO GOOGLE MAPAS. REVISTA GEONORTE, 3(5), 1137 –. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2176
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).