A QUESTÃO AGRÁRIA E A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DE IMAGENS DO GOOGLE MAPAS.

Autores

  • Cláudia Chies
  • Ana Paula Colavite

Palavras-chave:

Problemática ambiental, Questão Agrária, Google Mapas, Ensino de Geografia.

Resumo

o presente trabalho dedica-se a demonstrar como as imagens de satélite presentes no GoogleMapas podem ser adotadas no ensino de Geografia para a discussão da temática “questão agrária e apreservação ambiental no Brasil”. A problemática ambiental no Brasil deve ser vista como um tematransversal a ser abordado no ensino de Geografia, quando associado à questão agrária se evidencia aconcentração de terra, o predomínio da monocultura, e o não cumprimento à legislação ambiental vigente.Neste sentido este trabalho justifica-se dada a relevância que as novas tecnologias possuem para aconstrução do saber geográfico de forma mais crítica e participativa na sociedade. O desenvolvimento dapesquisa respalda-se na seleção de imagens de satélite presentes no Google Mapas, contendo exemplosque demonstrem como a temática abordada pode ser utilizada no ensino de geografia. Como resultadoobteve-se que a partir da análise das imagens utilizadas como exemplos, o Google Mapas é umaimportante ferramenta para análise dos problemas ambientais relacionados à questão agrária do Brasil, porisso se tornam também importantes para o processo de ensino aprendizagem de geografia.

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Publicado

2012-11-12

Como Citar

Chies, C., & Paula Colavite, A. (2012). A QUESTÃO AGRÁRIA E A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DE IMAGENS DO GOOGLE MAPAS. REVISTA GEONORTE, 3(5), 1137 –. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2176