ANO RUIM DO PONTO DE VISTA CLIMÁTICO, PARA A CULTURA DO TRIGO NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO-PR
Palavras-chave:
Clima, Tempo Atmosférico, Trigo, Produtividade, Campo Mourão.Resumo
O município de Campo Mourão – PR situa-se numa região agrícola, de modo que suaeconomia fundamenta-se na agricultura. Essa atividade depende significativamente do ambienteclimático, principalmente da dinâmica do tempo atmosférico, e os eventos meteorológicos extremosgeralmente são muito prejudiciais aos cultivos. Essa realidade foi determinante para a escolha dessetema para o presente estudo, o qual tem por objetivo principal contribuir para o entendimento do climalocal e suas possíveis relações com a produção e a produtividade da cultura do trigono referidomunicípio. No primeiro momento levantaram-se dadosreferentes à área plantada, produção eprodutividade do trigo na área de estudo durante o período 1986 - 2005. A seguir, levantaram-se dadosmeteorológicos, junto à Estação Climatológica Principal de Campo Mourão. Para identificar osdiferentes tipos de tempo e, principalmente, os eventos meteorológicos extremos, elaborou-se, emescala diária, uma tabela para mês utilizado como amostragem.A análise da tabela em escala diáriafeita de modo correlacionado às diferentes fases fenológicas, permitiu identificar os períodos críticos,do ponto de vista climático, e as situações meteorológicas mais prejudiciais ao cultivo em estudo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-12
Como Citar
Chies, C., & Yokoo, S. C. (2012). ANO RUIM DO PONTO DE VISTA CLIMÁTICO, PARA A CULTURA DO TRIGO NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO-PR. REVISTA GEONORTE, 3(5), 747 –. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2129
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).