EVOLUÇÃO DA PAISAGEM NA REGIÃO DA FREGUESIA CASAL DE MISARELA (COIMBRA, PORTUGAL)
Palavras-chave:
florestas, abandono agrícola, urbanização, ecologia da paisagem, ordenamento territorial.Resumo
O presente estudo trata-se de um exercício realizado na disciplina de Análise Ecológica da Paisagem,componente curricular dos cursos de mestrado e doutoramento em Geografia da Universidade deCoimbra. Objetiva analisar a evolução da paisagem de uma área periurbana no concelho de Coimbra,no período compreendido entre os anos de 1958 a 2006. Para isso, fez-se uso de produtos decartografia e sensoriamento remoto e de trabalho de campo. Os resultados obtidos estão relacionadosao incremento da área urbana, da matriz florestal e ao abandono agrícola, contribuindo para impactosambientais significativos, como a perda da biodiversidade. Por fim, são sugeridas algumas medidascom vistas a um melhor ordenamento territorial da área de estudo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-16
Como Citar
Araújo Medeiros, W. D. de, & Pacheco Dalbem, R. (2012). EVOLUÇÃO DA PAISAGEM NA REGIÃO DA FREGUESIA CASAL DE MISARELA (COIMBRA, PORTUGAL). REVISTA GEONORTE, 3(6), 959–969. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2001
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).