USO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA E MODELO DIGITAL DE ELEVAÇÃO PARA OBTENÇÃO DE VARIÁVEIS MORFOMÉTRICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO SÃO VICENTE, CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM (ES)

Autores

  • Reginaldo Alex Calçavara

Palavras-chave:

morfometria, SIG, MDE, Córrego São Vicente

Resumo

A caracterização morfométrica de bacias hidrográficas é de fundamental importância para oreconhecimento da espacialidade deste sistema no que diz respeito aos seus limites externos, área,hierarquia da rede de drenagem, densidade de drenagem, gradiente de canais, comprimento da bacia,etc. Atualmente a caracterização morfométrica de bacias hidrográficas tem recebido grandecontribuição dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) associados à geração e à disponibilidadede Modelos Digitais de Elevação (MDEs). Desta forma, o objetivo geral do trabalho é a obtenção devariáveis morfométricas da Bacia Hidrográfica do Córrego São Vicente – ES (BHCSV), através douso de SIG associados à utilização de MDEs. Para isso, foram utilizados os softwares Arc Map 9.3 eSPRING 4.3.3, a carta topográfica digital do IBGE, folha Castelo e as fotografias aéreas digitais doIEMA. Através dos softwares e da base cartográfica utilizados, foi possível a elaboração de um MDEa partir do qual foram obtidas as cotas da bacia e gerados produtos derivados que serviram de basepara a delimitação da BHCSV. O SIG possibilitou a obtenção direta de variáveis morfométricas domapa da rede de drenagem da carta topográfica digital permitindo, assim, a obtenção de 15 variáveismorfométricas da BHCSV.

Downloads

Publicado

2012-11-12

Como Citar

Alex Calçavara, R. (2012). USO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA E MODELO DIGITAL DE ELEVAÇÃO PARA OBTENÇÃO DE VARIÁVEIS MORFOMÉTRICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO SÃO VICENTE, CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM (ES). REVISTA GEONORTE, 3(5), 1788 –. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2233