ESTUDO DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PARDO, ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL, A PARTIR DA ANÁLISE ECODINÂMICA DA PAISAGEM.
Palavras-chave:
Unidades Ecodinâmicas da Paisagem, Planejamento Ambiental, Impactos ambientais, São José do Rio Pardo.Resumo
Este trabalho teve como objetivo propor um estudo de paisagem da totalidade do Município de SãoJosé do Rio Pardo, localizado no interior do estado de São Paulo, Brasil, sob a perspectiva da AnáliseEcodinâmica da Paisagem. Dentre as questões motivadoras deste trabalho, tem-se a carência deestudos dessa natureza para a área de pesquisa que possam vir a contribuir para planos de gestão.Adotou-se a metodologia de Tricart (1977) que propõe a diferenciação das Unidades Ecodinâmicas daPaisagem de acordo com o balanço pedogênese/morfogênese. Para tanto, foram organizadas as cartasde Geomorfologia, Geologia, Pedologia e elaboradas as cartas de Hierarquia de Drenagem,Hipsométrica, Uso e Ocupação das Terras e Unidades Ecodinâmicas da Paisagem como documentaçãosíntese. A metodologia adotada propõe, a partir de uma sequência de atividades, a delimitação deunidades ambientais que apresentem comportamentos semelhantes quanto ao funcionamento dosprocessos naturais, tendo sido consideradas para este trabalho as seguintes unidades: Morros comSerras Restritas, Planícies Aluviais, Colinas Amplas, Colinas Dissecadas; a estas unidades foramsobrepostas as classes de uso da terra sendo então definido o Estado Geodinâmico da Paisagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-16
Como Citar
Oliveira Folharini, S. de, & Célia de Oliveira, R. (2012). ESTUDO DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PARDO, ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL, A PARTIR DA ANÁLISE ECODINÂMICA DA PAISAGEM. REVISTA GEONORTE, 3(6), 946–958. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2000
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).