AVALIAÇÃO DA POTENCIALIDADE DE IMAGENS TRIDIMENSIONAIS EM MEIO DIGITAL PARA O MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO
Palavras-chave:
imagens tridimensionais, StereoPhoto Maker, três dimensões.Resumo
O mapeamento geomorfológico é uma das maneiras mais importantes de divulgação dos resultados depesquisas relacionadas ao entendimento do relevo. A possibilidade de visão estereoscópicaproporcionada por pares de fotografias aéreas permite a geração de mapas geomorfológicos comdiversas finalidades. A interpretação analógica de pares de fotografias aéreas com o emprego deestereoscópios ainda é o método mais comum de análise tridimensional do relevo. No entanto, com oavanço da informática, imagens em três dimensões também passaram a ser avaliadas diretamente nomonitor do computador. Este trabalho tem como objetivo mostrar os procedimentos de geração deimagens em três dimensões pelo método Anáglifo, a partir de pares estereoscópicos de fotografiasaéreas que abrangem o litoral sul do Estado de São Paulo, no ambiente computacional do aplicativoStereoPhoto Maker. Em seguida, serão discutidas as potencialidades gerais e algumas potencialidadesespecíficas da aplicação das imagens em três dimensões, buscando enfatizar seu aproveitamento para aelaboração de mapas geomorfológicos. Espera-se, com este trabalho, possibilitar uma nova ferramentaque auxilie na elaboração de mapeamentos geomorfológicos, visando cada vez mais otimizar otrabalho dos pesquisadores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-12
Como Citar
Almeida de Souza, T. de, & Célia de Oliveira, R. (2012). AVALIAÇÃO DA POTENCIALIDADE DE IMAGENS TRIDIMENSIONAIS EM MEIO DIGITAL PARA O MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO. REVISTA GEONORTE, 3(5), 1348 –. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2193
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).