O O ENSINO DE GEOGRAFIA E O APRENDIZADO SOBRE O CONCEITO DE ESPAÇO GEOGRÁFICO: NOTAS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Teaching Geography and learning about the concept of Geographical Space: notes on pedagogical practices
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2020.V.11.N.38.18.34Palabras clave:
Espaço Geográfico; Ensino de Geografia; Intervenções pedagógicas.Resumen
O estudo do espaço na disciplina escolar de Geografia é muito importante para o desenvolvimento de uma interpretação clara sobre as várias nuances espaciais. Pensando nisso, este artigo teve como iniciativa de investigação abordar o conceito de espaço geográfico na educação geográfica, perpassando da realidade cotidiana do aluno e ultrapassando para outras análises espaciais, e, ainda, demonstrar práticas didáticas para o ensino deste conceito com os alunos. Este estudo parte de uma revisão de literatura, abordagem qualitativa e diálogo de intervenções práticas aplicadas no contexto escolar. Nessa expectativa, o trabalho pretende contribuir com um pensar, ensinar e aprender mais rico e geográfico. Já que o ensino do espaço geográfico trás a dimensão de outras temáticas e conceitos, a expressão com exatidão a relação sociedade e natureza e estabelece uma visão do vivido, concebido e representado, permitindo a visão georreferenciada do educando.
Descargas
Citas
ARRUDA, E. A. A cidade é a sala de aula: ensinar/aprender geografia a partir do lugar. Geosaberes: Revista de Estudos Geoeducacionais, Fortaleza, CE, vol. 10, núm. 22, 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/jatsRepo/5528/552860312020/html/index.html. acesso em: 20 de maio de 2020.
BARBOSA, A. Ronda: Espaço, experiência e memória em sete filmes paulistas dos anos de 1980. In: NOVAES, S. C. et al. Escrituras da imagem. São Paulo: EDUSP/FAPESP, 2004.
BARBOSA, M. E. S. A geografia na escola: espaço, tempo e possibilidades. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 7, n. 12, p. 82-113, jan./jun. 2016. Disponível: - http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/. Data de acesso: 12 de maio de 2020.
BERNARDET, Jean-Claude. O que é cinema? São Paulo: Brasiliense, 1991.
CALLAI, H. C. o ensino de geografia: recortes espaciais para análise. In: CASTROGIOVANNI, A. C. et. al. Geografia em sala de aula: prática e reflexões. 5 ed. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2010. p.57-64.
CAMPOS, B. M. DE; PEDON, N. R. Espaço e paisagem no ensino de geografia nas séries iniciais. In: XIV ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, Lima - Peru. Anais... Lima-Peru. 2013. p. 1-13. Disponível em: http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal14/Ensenanzadelageografia/Investigacionydesarrolloeducativo/28.pdf. Acesso em: 19 de maio de 2020.
CASTELLAR, S. M. V. Alfabetização em geografia. Espaços da Escola, Ijui, v. 10, n. 37, p. 29-46, jul./set. 2000.
CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 4 ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.
CASTROGIOVANNI, A. C. Apreensão e compreensão do espaço geográfico. In: CASTROGIOVANNI, A. C. et. al. (org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 6 ed. Porto Alegre: Mediações, 2008.
CAVALCANTI, L. S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: São Paulo: Contexto, 2002.
________________. Geografia, escola, e construção de conhecimentos. Campinas-SP: Papirus, 1998. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho pedagógico).
CORRÊA, R. L. Trajetórias geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.
COSGROVE, D. A geografia está em toda parte: cultura e simbolismo nas paisagens humanas. In: ROSENDAHL, Z.; CORRÊA, R. L. (Org.). Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1998. p. 92-122.
DENTZ, E. V.; ANDREIS, A. M.; RAMBO, A. G. Categorias espaciais: referentes ao ensino de Geografia. Geografia: Ensino & Pesquisa, Santa Maria, V. 20, n.1, p. 51-66, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/17087/pdf. Acesso em: 15 de maio de 2020.
GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, 2019. Disponível em: http://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835. Acesso em: 19 de maio de 2020.
KAERCHER, N. A. A geografia é nosso dia-a-dia. Boletim Gaúcho de Geografia, Porto Alegre, v. 21, n. 1,p. 109-116, ago. 1996. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/bgg/article/view/38639/26361. Acesso em: 20 de abril de 2020.
________________. Desafios e utopias no ensino de Geografia. Santa Cruz do Sul, RS: EDUNISC, 1999.
_________________. A geografia é o nosso dia - a - dia. In: CASTROGIOVANNI, A. C. et. al. (org.). Geografia em sala de aula: prática e reflexões. 5ed. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2010. p.11-22.
KOZEL, S. Mapas Mentais – uma forma de linguagem: perspectivas metodológicas. In: KOZEL, et. al. (org.). Da percepção e cognição à representação: reconstrução teórica da geografia cultural e humanista. SP: Terceira Margem, Curitiba: NEER, 2007, p.114-138.
LACOSTE, Y. A geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. (Tradução Maria Cecília França). Campinas, SP: Papirus, 1993.
MANFIO, V. A contextualização do espaço urbano e rural a partir da construção de desenhos e maquetes em sala de aula. Geografia em Questão, Marechal Cândido Rondon-PR, V.08, N. 01, p. 76-90, 2015. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/10258. Acesso em: 2 de maio de 2020.
MARTINEZ, R. Espacialidades geográficas em construção: leituras sobre o espaço vivido, percebido e concebido dos alunos do ensino fundamental. 2006. 92f. Monografia (Bacharel em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina-PR, 2006.
MOREIRA, R. O que é geografia. São Paulo: Brasiliense, 2010.
OLIVEIRA, E. d. de; et. al. Leituras e possibilidades de representar o espaço geográfico no ensino fundamental. Revista Geográfica Acadêmica, Boa Vista – Roraima, v.13, n.2, p.5-20, 2019a.
OLIVEIRA, E. D. de; et. al. O ensino da geografia na perspectiva dos seus conceitos fundamentais: espaço, lugar, território, região e paisagem. Revista Equador, Teresina – Piauí, V. 8, N. 1, p.26 – 44. 2019b.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANNELI, T. I. CACETE, N. H. Para ensinar e aprender geografia. SP: Ed. Cortez, 2007.
PONTUSCHKA, N. N. A Geografia: pesquisa e ensino. In: CARLOS, A. F. A. (Org.). Novos caminhos da Geografia. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2007. p. 111-142.
PONTUSCHKA, N. N. Geografia, representações sociais e escola pública. Terra Livre, São Paulo, n. 15, p. 145-154, 2000.
REGO, N. et. al. Geografia e educação: geração de ambiências. Porto Alegre: UFRGS, 2000.
REGO, N. Geração de ambiências: três conceitos articuladores. Terra Livre, São Paulo, ano 18, n. 19, p. 199-212, jul./dez. 2002. Disponível em: https://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/terralivre/article/download/167/153. Acesso 12 de maio de 2020.
RIBEIRO, G. OLIVEIRA; L. D. de. Espaço geográfico e território, sociedade urbana industrial e desenvolvimento sustentável: um ensaio teórico-metodológico em geografia, Geo UERJ, Rio de Janeiro, ano 12, v.1, n. 21, p.55-70, 1º sem. de 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/geouerj/article/viewFile/1447/1223. Acesso em: 12 de maio de 2020.
RIZZON, G. A sala de aula sob o olhar do construtivismo piagetiano: perspectivas e implicações. In: V CONGRESSO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, Caxias do Sul, 2010. Anais... Caxias do Sul, Universidade de Caxias do Sul, maio de 2010. Disponível em: https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/Construtivismo_Piagetiano.pdf. Acesso em: 20 de jun. de 2020.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: HUCITEC, 1996.
__________. Metamorfoses do espaço habitado. 3. ed. São Paulo: HUCITEC, 1994.
__________. Espaço e Método. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
SCHÄFFER, N. O. et. al. Um globo em suas mãos: práticas para a sala de aula. Porto Alegre: ed. UFRGS, 2005.
SUERTEGARAY, D. M. A. Espaço Geográfico Uno Múltiplo. In: SURTEGARAY, D. M. A, VERDUM, R.; BASSO, L. A. (Orgs). Ambiente e Lugar no Urbano. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2000. p. 13-34.
SUERTEGARAY, D. M. A. Espaço Geográfico uno e múltiplo. Scripta Nova. Barcelona, ES, n. 93, 15 de julio de 2001.
VIEIRA, N. R. O espaço geográfico em questão: uma experiência de renovação teórico-metodológica no ensino de Geografia. Formação, Presidente Prudente, v. 2, n. 11, p.139-156, 2004. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/formacao/article/view/961. Acesso em: 15 de maio de 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).