UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DE DOCÊNCIA ORIENTADA COMO UMA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NO ÂMBITO DA GEOGRAFIA / A reflection on the teaching practice oriented as a professional experience in geography

Autores

  • Vanessa Manfio Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2019.V.10.N.36.A179.193

Palavras-chave:

Docência orientada; ensino superior; geografia.

Resumo

A formação de um professor é um processo que envolve uma longa caminhada, partindo das experiências vividas e das compartilhadas, do estudo acadêmico e diário e da prática docente. Ela é de fundamental importância para a construção das habilidades pedagógicas, superar dificuldades e para segurança do futuro profissional. Estas práticas precisam ocorrer no contexto de formação do professor, principalmente pela participação de estágios, obrigatórios e espontâneos, não somente nas escolas, mas nas universidades, já que muitos pós-graduados seguiram a docência universitária. Assim, o Estágio Docência favorece a interação entre teoria e prática e aprofunda os conhecimentos previamente aprendidos, estabelecendo trocas entre professor, estagiário e alunos. Pensando nisso, o presente artigo se propôs relatar a experiência docente realizada em estágios de docência orientada no curso de Graduação em Geografia, para contribuir com a discussão acerca da formação do professor e da importância da docência orientada nos cursos de pós-graduação.  

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Publicado

2019-12-16

Como Citar

Manfio, V. (2019). UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DE DOCÊNCIA ORIENTADA COMO UMA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NO ÂMBITO DA GEOGRAFIA / A reflection on the teaching practice oriented as a professional experience in geography. REVISTA GEONORTE, 10(36), 179–193. https://doi.org/10.21170/geonorte.2019.V.10.N.36.A179.193

Edição

Seção

Artigos