ANÁLISE DE POSSÍVEL TORNADO NA CIDADE DE TAPEJARA, RIO GRANDE DO SUL
Analysis of possible tornado in the city of Tapejara, Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2020.V.11.N.37.22.38Palabras clave:
Análise rítmica; Eventos extremos; Impactos Urbanos..Resumen
Eventos de origem climática ou meteorológica correspondem a quase 90% dos episódios extremos ocorridos no planeta. Pesquisas apontam que a frequência e intensidade de tais episódios têm aumentado nos últimos anos em decorrência das mudanças climáticas ocasionadas por ação antrópica. Os tornados são episódios extremos de grande relevância devido aos fortes impactos provocados e tem ocorrido com maior frequência nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Neste sentido, o estudo realizado buscou analisar um evento extremo ocorrido em 2014 em Tapejara, um município localizado na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, popularmente identificado como tornado. Para este estudo, foram utilizados dados meteorológicos das três estações oficiais mais próximas do município, além da análise de imagens de satélite e cartas sinóticas. Foi elaborado também gráfico de análise rítmica que possibilitou identificar a variabilidade dos elementos climáticos no dia do evento, bem como, os sistemas atmosféricos atuantes. Os resultados apontaram para ocorrência de uma frente fria durante o evento em análise e, as velocidades dos ventos na região, não se caracterizam pela ocorrência de um tornado e sim, pela ocorrência de rajadas de ventos que causaram queda de árvores e destelhamento que repercutiram em perdas e prejuízos para o município.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).