CARACTERIZAÇÃO CLIMÁTICA DA ESTIAGEM NO VERÃO DE 2009 EM ERECHIM – RS
Climate characterization of drought in the summer of 2009 in Erechim – RS
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2021.V.12.N.39.64.82Resumo
As estiagens configuram-se com uma problemática para os citadinos urbanos e principalmente para os espaços rurais. O presente artigo tem por objetivo caracterizar e analisar a dinâmica atmosférica que contribuiu para a deflagração do episódio de estiagem que ocorreu no verão de 2009 no município de Erechim – Rio Grande do Sul. Os resultados obtidos a partir da comparação de dados de precipitação com as normais climatológicas confirmam que, nos meses de março e abril, o acumulado de precipitação esteve abaixo do esperado para o período. Uma análise mensal dos eventos meteorológicos indicou que o fenômeno La Niña foi muito intenso no final do ano de 2008, associado a este, a redução das passagens frontal, auxiliaram no decréscimo pluviométrico já a partir de março de 2009. A estiagem que ocorreu no verão de 2009 em Erechim contabiliza mais um evento impactante que resultou em perdas na agricultura e racionamento de água para os citadinos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).