ARTICULAÇÕES DO ESTADO NA GESTÃO DA POLÍTICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

State articulations in solid waste policy management

Autores

  • Lucas Braga da Silva Faculdade São Marcos (FASAMAR)
  • Lucivania Pereira Gloria Instituto Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2020.V.11.N.37.248.263

Palavras-chave:

Estado; Política de resíduos sólidos; Plano de resíduos sólidos.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o processo de implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos a partir de um dos seus instrumentos estruturantes: os planos estaduais de gestão de resíduos sólidos. Assim, a pesquisa considera o contexto de elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Tocantins. Baseado em pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevistas estruturadas por um roteiro com técnicos de agências governamentais ligadas a área ambiental deste estado. Os resultados e análises apontam que durante a elaboração deste plano houve dificuldades para conseguir dados sobre resíduos nos municípios, o que é gerado pela ausência de pessoal capacitado para atuar na área em questão. Outros pontos como a formação dos gestores ambientais, publicidade de dados, integração com agências governamentais e envolvimento do legislativo também foram levantados deficitários. Percebe-se, assim, que a elaboração do plano passou por diversas dificuldades de ordens técnicas e institucionais, que levam a deficiências que devem ser consideradas na implementação do respectivo plano.

Biografia do Autor

Lucas Braga da Silva, Faculdade São Marcos (FASAMAR)

Faculdade São Marcos (FASAMAR)

Lucivania Pereira Gloria, Instituto Federal do Tocantins

Graduada em Tecnologia em Logística pelo Instituto Federal do Tocantins. Mestra em Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari. Professora do Instituto Federal do Tocantins.

Downloads

Publicado

2020-07-14

Como Citar

Silva, L. B. da, & Gloria, L. P. (2020). ARTICULAÇÕES DO ESTADO NA GESTÃO DA POLÍTICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS: State articulations in solid waste policy management. REVISTA GEONORTE, 11(37), 248–263. https://doi.org/10.21170/geonorte.2020.V.11.N.37.248.263

Edição

Seção

Artigos