EDUCAÇÃO RIBEIRINHA E AS DIFERENTES POSSIBILIDADES DE CONTEXTUALIZAR O ENSINO DAS CIÊNCIAS NO LUGAR DE VIDA:DEBATES E REFLEXÕES/ Education Ribeirinha and the different possibilities of contexting the teaching Of Sciences in the Place of Life
DEBATES E REFLEXÕES
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2019.V.10.N.35.01.19Palabras clave:
Escola de VárzeaResumen
O ensino das ciências tem grande potencial para incluir as pessoas em um mundo repleto de informações e descobertas, mas perde-se no âmbito escolar quando não atende as necessidades do aluno; gerando desinteresse por não compreender a importância da ciência no seu espaço de vida. Esta pesquisa teve por objetivo fazer uma reflexão sobre a articulação entre o ensino das ciências e os saberes preexistentes na história de vida dos estudantes ribeirinhos; tendo em vista que acreditamos ser um grande equívoco pensar o ensino das ciências apenas nos moldes tradicionais, que desconsidere os conhecimentos e saberes prévios dos alunos. O estudo nos permitiu perceber, a necessidade de abrir espaços de diálogos de desconstrução e assim construir coletivamente uma proposta curricular multicultural e multidimensional para abarcar os saberes vividos e praticados, no sentido de fortalecer a identidade cultural de cada estudante da escola ribeirinha de várzea, a partir do conhecimento do lugar de vida, oportunizando os mesmos a compreender melhor seu espaço, construindo e reconstruindo seus saberes dentro do laboratório natural que é a várzea.
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