ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO 8° ANO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NAYA SAMPAIO GONZAGA NO MUNICÍPIO DE CAÇADOR, SANTA CATARINA/Analysis of environmental perception of students of the 8th year of the School of Basic Education

Autores

  • Juliano Tasca Bissotto Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP
  • Roger Francisco Ferreira de Campos Professor da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2019.V.10.N.34.114.128

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Percepção Ambiental. Meio Ambiente.

Resumo

Empregar a educação ambiental em escolas é um mecanismo significativo no processo de ensino dos jovens, onde por meio desse tema desenvolve-se aquisição de conhecimentos relacionados com o meio ambiente e sua preservação de forma a despertar uma conscientização aos jovens sobre a importância de preservar os recursos naturais. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção ambiental dos alunos da Escola de Educação Básica Naya Sampaio Gonzaga no município de Caçador/SC quanto aos temas: meio ambiente, recursos hídricos, resíduos sólidos e horta na escola. No presente estudo foi analisado a percepção ambiental dos alunos do 8° ano através de um questionário semiestruturado, por meio de 14 variáveis. O estudo foi aplicado em 38 alunos o qual pode-se analisar que a educação ambiental sobre diversos temas ainda é precária na turma do estudo e que o processo de educação ambiental precisa ser aprimorado junto aos alunos, visando um melhor conhecimento e desenvolvimento sustentável no meio escolar. Assim, pode concluir que a educação ambiental é uma importante ferramenta no processo de ensino, servindo como base na mudança de atitudes sendo em âmbito social e ambiental, como também pode ser utilizado meios de conhecimento - através da horta escolar para aplicar a educação ambiental e sanar essa questão.

Biografia do Autor

Roger Francisco Ferreira de Campos, Professor da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP



É mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2015). Possui graduação em Engenharia Ambiental (2014) e Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (2017), pós-graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Candido Mendes (2016), pós-graduação em Engenharia de Segurança de Trabalho pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (2016) e pós-graduação em Direito Ambiental pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2017). Atua como professor e pesquisador da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe e é membro da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Caçador- ADEAC. Tem experiência em Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Levantamento Biológico de Basidiomicetos, Saneamento Básico e Recuperação de Áreas Degradadas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Resíduos Sólidos, Gestão de Recursos Hídricos, Biorremediação e Fitorremediação de áreas contaminadas.

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Publicado

2019-07-03

Como Citar

Bissotto, J. T., & Campos, R. F. F. de. (2019). ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO 8° ANO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NAYA SAMPAIO GONZAGA NO MUNICÍPIO DE CAÇADOR, SANTA CATARINA/Analysis of environmental perception of students of the 8th year of the School of Basic Education. REVISTA GEONORTE, 10(34), 114–128. https://doi.org/10.21170/geonorte.2019.V.10.N.34.114.128

Edição

Seção

Artigos