DISPOSIÇÃO IRREGULAR DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E SUAS INFLUÊNCIAS NA SAÚDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE MUCAJAÍ – RR/ Irregular disposal of urban solid waste and its influences in public health in Mucajaí Municipality – RR.

Autores

  • Franciene Cruz da Silva Universidade Estadual de Roraima
  • Márcia Teixeira Falcão Universidade Estadual de Roraima
  • Sandra Kariny Saldanha de Oliveira Universidade Estadual de Roraima
  • Renan Bruno Vieira do Vale Universidade Estadual de Roraima
  • Haroldo Scacabarossi Universidade Estadual de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2018.V.9.N.33.111.125

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo demonstrar a influênciada disposição irregular dos resíduos sólidos urbanos no ambiente como consequência para o meio ambiente e a saúde da população da sede do município de Mucajaí/RR. A metodologia adotada se pautou em levantamento bibliográfico pertinente à temática e visitas in loco para verificar a situação na área de disposição final dos resíduos sólidos da cidade. Os resultados da pesquisa demonstraram que os resíduos sólidos urbanos produzidos e coletados são dispostos em uma área urbana da sede do município com características de lixão, que fica localizada a 1,6 km da sede do município, desencadeando riscos à saúde pública e uma possível contaminação do solo e da água, bem como a proliferação de vetores transmissores de doenças que afetam diretamente a qualidade de vida da população. Diante disso, é necessário que o poder público, juntamente com a sociedade, adote medidas que possam mitigar a destinação correta para os resíduos sólidos urbanos da sede do município de Mucajaí/RR, pautadas na legislação abrangente de proteção ao meio ambiente quanto a especificidade que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Biografia do Autor

Franciene Cruz da Silva, Universidade Estadual de Roraima

Graduada em Biologia pela Universidade Estadual de Roraima 

Márcia Teixeira Falcão, Universidade Estadual de Roraima

Docente do Deparatmento de Geografia da UERR

Sandra Kariny Saldanha de Oliveira, Universidade Estadual de Roraima

Profa Dra do Curso de Biologia da Universidade Estadual de Roraima 

Renan Bruno Vieira do Vale, Universidade Estadual de Roraima

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Roraima 

Haroldo Scacabarossi, Universidade Estadual de Roraima

Prof. Mestre do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Roraima 

Downloads

Publicado

2018-12-16

Como Citar

Silva, F. C. da, Falcão, M. T., Oliveira, S. K. S. de, Vale, R. B. V. do, & Scacabarossi, H. (2018). DISPOSIÇÃO IRREGULAR DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E SUAS INFLUÊNCIAS NA SAÚDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE MUCAJAÍ – RR/ Irregular disposal of urban solid waste and its influences in public health in Mucajaí Municipality – RR. REVISTA GEONORTE, 9(33), 111–125. https://doi.org/10.21170/geonorte.2018.V.9.N.33.111.125

Edição

Seção

Artigos