A COMERCIALIZAÇÃO DO GUARANÁ PELOS CAMPONESES NA COMUNIDADE DIVINO ESPÍRITO SANTO DO CASTANHAL - BARREIRINHA,AM/The commercialization of guaraná by the camponeses in the Divine Spirit Santo Community From Castanhal - Barreirinha-AM.
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2018.V.9.N.31.137.153Resumen
Este trabalho analisa sobre a comercialização e a produção do guaraná pelos camponeses da comunidade Divino Espírito Santo do Castanhal Barreirinha/AM. O objetivo do trabalho surgiu mediante a uma comunidade pouco conhecida, que os camponeses estão desenvolvendo a prática do cultivo, que serve para comercialização, que logo extraem a renda que é essencial para permanecerem produzido. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizado trabalho de campo no ano de 2015, foi feito entrevistas com os camponeses, perguntas semiestruturadas, câmera fotográficas e caderno de campo como principal elemento da pesquisa. A maioria dos camponeses realizam o cultivo do guaraná distantes de suas residências, outros preferem trabalhar com a mandioca, que se torna a principal base econômica dos camponeses. Na comunidade Divino Espírito Santo do Castanhal a produção do guaraná é comercializado para o consórcio sateré-mawé, que está territorializado na cidade de Parintins.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).