Mobilidade urbana no rio: o ir e vir das catraias do bairro do Abial ao centro da cidade de Tefé- Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2017.V.8.N.28.145-160Palabras clave:
Mobilidade, catraias, catraieiros, trabalho.Resumen
O presente estudo tem como finalidade compreender o cotidiano dos catraieiros que atuam na mobilidade urbana fluvial das catraias, na Bacia Hidrográfica Xidarini, na cidade de Tefé - AM. Neste sentido, a catraia é o principal modal utilizado na travessia de pessoas e veículos na cidade de Tefé, principalmente no ir e vir do centro da cidade ao bairro do Abial e vice-versa. O estudo parte em analisar o cotidiano, a mobilidade das catraias e as relações de trabalho, adotando a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo como procedimentos metodológicos que conduzirão na compreensão da realidade e do mundo do trabalho. No primeiro momento deste estudo, aborda-se a dinâmica do ir e vir, positividades, negatividades e dificuldades deste modal. Logo após, o cotidiano dos catraieiros é descrito. Por fim, os problemas sindicais e a precarização da atividade são tratados.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).