CARACTERIZAÇÃO GEOAMBIENTAL DO PLANALTO CUESTIFORME DA IBIAPABA – CEARÁ
Palabras clave:
Compartimentação Geoambiental, impactos da atividade agrícola, uso e ocupação do território.Resumen
O Planalto da Ibiapaba está situado na porção ocidental do Ceará, no limite com o estado do Piauí, representando a borda oriental da bacia sedimentar do Parnaíba. Trata-se de um relevo dissimétrico com feição cuestiforme apresentando um reverso suave em direção oeste e um front escarpado para leste expressando o trabalho da erosão diferencial orientada pela resistência desigual das rochas em face aos processos desnudacionais. A ocorrência de chuvas orográficas no setor setentrional do Planalto potencializa a existência de um verdadeiro enclave de mata úmida no meio semiárido. No sentido oeste e para o sul, a semiaridez configura-se como o principal condicionante ambiental denotando um recobrimento vegetacional de “carrascos” e caatingas. Nesse sentido, a análise integrada da paisagem busca entender a dinâmica da natureza no âmbito das interconexões estabelecidas entre os componentes geoambientais atuando como subsídio para avaliar as condições de uso e ocupação da terra e as implicações ambientais derivadas. A presente pesquisa tem por objetivos discutir sobre a conservação dos recursos naturais e sua degradação através de procedimentos inadequados de práticas agrícolas sob a ótica da compartimentação geoambiental; investigar a capacidade de suporte dos sistemas ambientais em relação as suas potencialidades e limitações de uso e através da análise geoambiental, estabelecer delimitações de uso e ocupação do território. O trabalho tem como procedimento metodológico pesquisa de campo, revisão bibliográfica e interpretação de imagens de sensoriamento remoto. Após as discussões sobre a morfodinâmica da paisagem, foram apresentados os principais impactos ambientais gerados pelo uso inadequado dos recursos naturais a partir da implantação da atividade agrícola.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-11-12
Cómo citar
Almeida Santos, F. L. de, & Nogueira de Souza, M. J. (2012). CARACTERIZAÇÃO GEOAMBIENTAL DO PLANALTO CUESTIFORME DA IBIAPABA – CEARÁ. REVISTA GEONORTE, 3(5), 301–309. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2083
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).