APLICAÇÃO DE GEOTECNOLOGIAS NA ANÁLISE DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA: O CASO DA BACIA DO CÓRREGO WENZEL EM RIO CLARO (SP)
Resumen
Em estudos que visam o planejamento territorial, a análise por bacias hidrográficas é uma proposta pertinente a objetivos como a preservação dos recursos hídricos, o planejamento ambiental, considerando que as bacias representam unidade territoriais e ecológicas. Propõe-se que a avaliação do uso da terra em uma micro-bacia urbana como instrumento para diagnosticar variações da ocupação territorial e seus decorrentes impactos na hidrologia local. Para isso escolheu-se a Bacia do Córrego Wenzel, situada na cidade de Rio Claro-SPForam avaliados os cenário de 1995 e 2010 constatando-se que o intenso avanço da ocupação urbana na bacia está relacionado aos problemas ambientais de diversa ordem observados na região. Se esses problemas não representam grandes impactos no contexto analisado, sua variedade demonstram um cenário complexo que demandam um planejamento em escalas mais abrangentes para sua mitigação.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-11-12
Cómo citar
Camargo Marquezini, L., & Medinilha Pancher, A. (2012). APLICAÇÃO DE GEOTECNOLOGIAS NA ANÁLISE DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA: O CASO DA BACIA DO CÓRREGO WENZEL EM RIO CLARO (SP). REVISTA GEONORTE, 3(5), 161–172. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2067
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).