O USO DE GEOTECNOLOGIAS NA DETERMINAÇÃO DO PERCENTUAL DE ÁREAS VERDES URBANAS NO MUNICÍPIO DE AMERICANA-SP
Palavras-chave:
cidade, geotecnologia, qualidade ambiental.Resumo
O modo de vida nas cidades priva o homem do contato com a natureza. Como forma deescape da realidade conturbada do sistema urbanizado, o planejamento urbano prevê áreas quepermitem o contato homem/natureza: jardins botânicos, parques, praças arborizadas entre outros. Estesúltimos, através de análises específicas, podem ser caracterizadas como áreas verdes. Diante doexposto, o objetivo central deste trabalho foi determinar o percentual de áreas verdes urbanas nomunicípio de Americana, no Estado de São Paulo. Para tanto, utilizou-se a metodologia proposta porBargos (2010), que consiste em levantamento bibliográfico sobre o tema, construção de basecartográfica da área de estudo, mapeamento das porções de concentração de vegetação arbórea noperímetro urbano, identificação das áreas verdes urbanas e, por fim, o calculo de seu percentual. Comoresultado, estimou-se que o percentual de áreas verdes urbanas (PAV) em Americana é de 6,73%.Através deste estudo foi possível observar a importância da vegetação ciliar para a distribuição dasáreas verdes urbanas, a proporção elevada de áreas ausentes de vegetação, principalmente nas áreas demaior densidade urbana. Também, a importância do uso das geotecnologias para a determinação dasáreas verdes existentes, servindo de subsídios à administração pública para a implementação das áreasverdes em setores da cidade carentes de vegetação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-12
Como Citar
Medinilha Pancher, A., & Rodrigues de Ávila, M. (2012). O USO DE GEOTECNOLOGIAS NA DETERMINAÇÃO DO PERCENTUAL DE ÁREAS VERDES URBANAS NO MUNICÍPIO DE AMERICANA-SP. REVISTA GEONORTE, 3(5), 1662 –. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2222
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).