A TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM DO BAIRRO DO ALECRIM, NATAL/RN PELOS RESIDUOS SÓLIDOS
Palabras clave:
Urbanização. Paisagem. Resíduos Sólidos.Resumen
Atualmente é possível perceber no espaço geográfico as marcas deixadas pelos acelerados processos de industrialização e urbanização. Marcas essas refletidas na era da informação, num espaço geográfico caracterizado por Santos (1999) como meio técnico-científico-informacional. A presente pesquisa a partir de uma visão integrada da paisagem em estudos ambientais focalizou os trabalhos de diagnósticos e de impactos no meio ambiente, com destaque aos resíduos sólidos no bairro do Alecrim, Natal/RN. Nesse sentido o seu objetivo geral foi estudar a problemática dos resíduos sólidos e seus efeitos para a população e como essa relação reflete na paisagem do local. Para a realização do estudo, no primeiro momento, foi necessário o levantamento bibliográfico a respeito dos conceitos primordiais no entendimento da temática dos resíduos sólidos, da paisagem, e do processo de urbanização que ocorreu no bairro. No segundo momento, foi realizado um levantamento fotográfico relacionado aos resíduos sólidos. Conclui-se o trabalho, acreditando-se dar um aporte no sentido de apresentar possíveis soluções da problemática evidenciada, mitigando os efeitos degradantes na paisagem, e melhorando as condições de vida dos diversos segmentos da população que diuturnamente frequentam aquele espaço da cidade de Natal.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-11-12
Cómo citar
Freitas Chacon, A., & Câmara Maciel, A. B. (2012). A TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM DO BAIRRO DO ALECRIM, NATAL/RN PELOS RESIDUOS SÓLIDOS. REVISTA GEONORTE, 3(5), 60–71. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2058
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).