SIMBOLISMO E MITOS INDÍGENAS: UM OLHAR ATRAVÉS DO PENSAMENTO COMPLEXO E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores/as

  • Rosilene Campos Magalhães Gomes

Palabras clave:

Pensamento Complexo, Educação Ambiental, Simbologia e Mitos Indígenas.

Resumen

Este estudo teve como objetivo discutir um referencial teórico e projetar algumas proposições tendo por base a complexidade do espaço geográfico, a Educação Ambiental, na busca de revitalizar o território indígena com sua simbologia e mitos. Procura mostrar, numa perspectiva ambientalista, a necessidade de revigorar e valorizar o estudo do imaginário social dessas culturas, em decorrência à sua imensurável riqueza, em vez de reproduzirmos saberes ocidentais e estranhos à essa cultura, além de valores alienígenas do imaginário social. Por acreditar que a Geografia e a Educação Ambiental podem viabilizar o que preconiza o Paradigma da Complexidade é que se identificou nos mitos e simbologias importantes elementos para repensar a relação do Homem com a Natureza e, com isto, promover o sentimento de pertencimento para promover um desenvolvimento compatível com a sustentabilidade do planeta.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosilene Campos Magalhães Gomes

ufam

Publicado

2012-11-16

Cómo citar

Magalhães Gomes, R. C. (2012). SIMBOLISMO E MITOS INDÍGENAS: UM OLHAR ATRAVÉS DO PENSAMENTO COMPLEXO E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REVISTA GEONORTE, 3(6), 301–312. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2047