SIMBOLISMO E MITOS INDÍGENAS: UM OLHAR ATRAVÉS DO PENSAMENTO COMPLEXO E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Keywords:
Pensamento Complexo, Educação Ambiental, Simbologia e Mitos Indígenas.Abstract
Este estudo teve como objetivo discutir um referencial teórico e projetar algumas proposições tendo por base a complexidade do espaço geográfico, a Educação Ambiental, na busca de revitalizar o território indígena com sua simbologia e mitos. Procura mostrar, numa perspectiva ambientalista, a necessidade de revigorar e valorizar o estudo do imaginário social dessas culturas, em decorrência à sua imensurável riqueza, em vez de reproduzirmos saberes ocidentais e estranhos à essa cultura, além de valores alienígenas do imaginário social. Por acreditar que a Geografia e a Educação Ambiental podem viabilizar o que preconiza o Paradigma da Complexidade é que se identificou nos mitos e simbologias importantes elementos para repensar a relação do Homem com a Natureza e, com isto, promover o sentimento de pertencimento para promover um desenvolvimento compatível com a sustentabilidade do planeta.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-11-16
How to Cite
Magalhães Gomes, R. C. (2012). SIMBOLISMO E MITOS INDÍGENAS: UM OLHAR ATRAVÉS DO PENSAMENTO COMPLEXO E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REVISTA GEONORTE, 3(6), 301–312. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2047
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).