UM RECORTE SOBRE A CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E POTENCIAL GEOECOLÓGICO DO PARQUE ESTADUAL ILHA DO CARDOSO- SP

Autores

  • Jéssica de Lima Silva
  • Philipe Andrade Ferreira

Palavras-chave:

Parque Estadual Ilha do Cardoso, Caracterização física, Potencialidades geoecológica e Paisagística, Unidades de Conservação, Mapeamento.

Resumo

Este trabalho refere-se ao recorte de um estudo sobre as dinâmicas sócio-ambientais que constituem oParque Estadual Ilha do Cardoso, localizado no extremo litoral sul do Estado de São Paulo. Osprincipais objetivos deste recorte é apresentar os resultados da caracterização física realizada acercadas potencialidades geoecológicas dessa Unidade de Conservação e que podem servir como subsídiospara o planejamento ambiental e territorial do Parque tanto pelo órgão gestor quanto pelascomunidades tradicionais que lá coexistem. Os procedimentos metodológicos pautaram-se no sistemateórico metodológico do GTP (Geossistema, Território, Paisagem), de Georges Bertrand, revisãobibliográfica acerca dos elementos fisicos do PEIC e também a elaboração dos mapasgeomorfológicos, geológico e clinográfico do PEIC, além de um estágio na Ilha do Cardoso entre osmeses de janeiro e fevereiro de 2011 e dois trabalhos de campo posteriores, em julho e dezembro domesmo ano.Os principais resultados deste trabalho se refletem na caracterização do meio físico da Ilhado Cardoso e as dinâmicas envolvidas, a complexidade do potencial geoecológico e paisagístico dessaUnidade e a pertinência das áreas protegidas e o papel que desempenham em relação à biodiversidade.

Downloads

Publicado

2012-11-16

Como Citar

Lima Silva, J. de, & Andrade Ferreira, P. (2012). UM RECORTE SOBRE A CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E POTENCIAL GEOECOLÓGICO DO PARQUE ESTADUAL ILHA DO CARDOSO- SP. REVISTA GEONORTE, 3(6), 1306–1319. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2024