MAPEAMENTO PARTICIPATIVO EM TERRITÓRIO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS: UM AGIR COLETIVO
Palabras clave:
mapeamento, bacias hidrográficas, gestão das águas, participação.Resumen
Os debates em torno da dicotomia entre Geografia Física e Geografia Humana em muitoproporcionaram uma visão de mundo esfacelada, em que as questões ambientais foram fortementenegligenciadas durante muito tempo e pouco exploradas pela ciência geográfica. A fim de abordar arelação entre Geografia Física e Humana e as possibilidades e necessidade de interação entre elas,apresentar-se-á a metodologia de Mapeamento Participativo em Território de Bacias Hidrográficas,desenvolvido no âmbito do Manuelzão Comunidade (Projeto Manuelzão/UFMG) à luz da gestão daságuas, que ocorreu com envolvimento de Núcleos Manuelzão, Sub-comitês de Bacias Hidrográficas,professores de escolas públicas, alunos e comunidade. Propõe-se, além da apresentação de umaproposta-piloto desenvolvida em Belo Horizonte, refletir sobre a metodologia e as possibilidades queenvolvem sua aplicação e seus resultados, face à gestão de bacias hidrográficas e o planejamentodestes territórios. O processo de mapeamento participativo compreendeu a capacitação dos envolvidose o acompanhamento semanal por parte da equipe do Manuelzão Comunidade, resultando na produçãode mapas e de banco de dados. Com resultados positivos, que incentivam a participação da populaçãoe a possibilidade de subsidiar a discussão em torno da gestão de recursos hídricos, espera-se que oaprimoramento da metodologia, permita a formação de redes de monitoramento e informação em nívellocal.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-11-16
Cómo citar
Raposo do Carmo, A. M., & Campolina Vieira, D. (2012). MAPEAMENTO PARTICIPATIVO EM TERRITÓRIO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS: UM AGIR COLETIVO. REVISTA GEONORTE, 3(6), 1082–1092. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2007
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).