APLICAÇÃO DE IMAGENS DE SATÉLITE EM JOGOS CARTOGRÁFICOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA
Palabras clave:
Fotografias Aéreas, Imagens de Satélite, Jogos Cartográficos.Resumen
Nos dias de hoje podemos observar que cada vez mais o uso dos produtos do sensoriamento remotoestá se tronando algo trivial em nossas vidas. Tal situação pode ser claramente observada nosprincipais meios de comunicação – em jornais, noticiários de televisão, internet – a fim de informar apopulação das modificações que ocorrem no espaço geográfico. Neste contexto, as imagens obtidaspor satélites se transformaram em importantes documentos cartográficos para estudar as alteraçõesda(na) superfície terrestre e, a Geografia por estar preocupada com esses fenômenos, cada vez mais,deve fazer seu uso dentro do ambiente escolar. Desta maneira, a presente pesquisa tem como objetivoanalisar e apresentar possibilidades de jogos cartográficos como recurso didático em sala de aula,destacando as aplicações das Imagens de Satélite no Ensino da Geografia. Trata-se de um estudo a fimde se trabalhar a interpretação e percepção dos fenômenos geográficos por meio de imagens desatélite, além de observar os interesses dos alunos perante as imagens, desta maneira possibilitandotrabalhar os fundamentos do sensoriamento remoto de maneira divertida e educativa dentro doambiente escolar. Enfatizando, por fim, a importância de se considerar o fortalecimento e ocompromisso dos educadores perante a qualidade na educação brasileira.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-11-16
Cómo citar
Castro Sarmiento, N. C. de, & Zacharias, A. A. (2012). APLICAÇÃO DE IMAGENS DE SATÉLITE EM JOGOS CARTOGRÁFICOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA. REVISTA GEONORTE, 3(6), 33–41. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1922
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).