VULNERABILIDADE SOCIAL DE NATAL, RN, BRASIL: OPERACIONALIZAÇÃO E MENSURAÇÃO DO FENÔMENO NO MUNICÍPIO
Palabras clave:
Vulnerabilidade social, Áreas de risco, Natal|RN.Resumen
Margens de rios, lagos, lagoas, vertentes íngremes e topos de morro, campos de dunas entre outros, são alguns dos ambientes que apresentam intensa dinâmica natural. Em geral, esses espaços são sinônimos de ambientes degradados, desvalorizados e negados pela sociedade e se tornaram a alternativa de acesso à moradia para uma parcela de pobres que não tem como adquirir um espaço seguro na cidade. A junção perversa de pobreza, habitação improvisada e precária, pouca ou nenhuma infraestrutura, com a ocupação de espaços susceptíveis aos perigos naturais, criou territórios de riscos e vulnerabilidades, que recorrentemente coincidem com os ambientes citados anteriormente. Essas condições são observadas em Natal que passou por intenso processo de urbanização e metropolização, notadamente a partir da década de 1970, desencadeando a ocupação de espaços expostos aos perigos naturais inerentes à composição ambiental de seu sítio urbano. O sítio urbano de Natal é formado por ambientes do tipo dos tabuleiros da formação barreiras, circundados por campos de dunas fixas e móveis, pelas planícies litorâneas, fluviais e fluviomarinhas. Todos esses ambientes detêm intensas limitações à ocupação urbana, principalmente quando da ausência de infraestrutura de saneamento e drenagem urbana. Entretanto, é justamente nesses ambientes em que há coincidência entre dinâmica natural e a quase ausência de infraestrutura e políticas públicas, que se instala uma parcela considerável de habitantes com pouco ou nenhum poder de compra para a aquisição de habitações localizadas em espaços salubres. Desse modo, definiu-se como principal objetivo deste trabalho analisar os riscos e as vulnerabilidades socioambientais do município de Natal, RN, como área de estudo de caso para compreensão das inter-relações das vulnerabilidades sociais e exposição aos riscos naturais. A metodologia utilizada empregou técnicas estatísticas, sobreposição cartográfica, trabalhos de campo, para produzir um índice de vulnerabilidade social da área estudada.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-12-05
Cómo citar
Marques Macedo, Y., Dutra Pedrosa, L. P., & Queiroz de Almeida, L. (2012). VULNERABILIDADE SOCIAL DE NATAL, RN, BRASIL: OPERACIONALIZAÇÃO E MENSURAÇÃO DO FENÔMENO NO MUNICÍPIO. REVISTA GEONORTE, 3(4), 1020–1030. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1894
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).