MODELAGEM DE DADOS SOCIOAMBIENTAIS VISANDO ESTUDOS DE VULNERABILIDADE: O CASO DE 17 CONCELHOS DO CENTRO DE PORTUGAL
Palabras clave:
modelagem, vulnerabilidade socioambiental, SIG, Região Centro de Portugal.Resumen
O objetivo principal deste artigo é apresentar um estudo de modelagem de dados que tem como resultado o mapa de vulnerabilidade socioambiental de 17 concelhos da Região Centro de Portugal. São apresentadas as caracterízações dos concelhos em estudo, como subsídios para as análises de vulnerabilidade realizadas. A metodologia adotada para a análise da vulnerabilidade baseou-se em Análise Fatorial que agregou variáveis sociais e ambientais,fazendo uso do programaestatístico SPSS R.18e Sistema de Informação Geográfica (SIG) ArcGIS 9.3. Os resultados obtidos indicam como principais fatores de vulnerabilidade socioambiental os relacionados à falta de dinamismo econômico de parte dos concelhos e ao envelhecimento da população. O modelo gerado mostrou resultados compatíveis com a realidade da maioria dos concelhos estudados e espera-se que contribua com planejadores e administradores públicos no norteamento de ações relacionadas com as vulnerabilidadessocioambientais aqui estudadas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-12-05
Cómo citar
Castreghini Freitas, M. I., & Cunha, L. (2012). MODELAGEM DE DADOS SOCIOAMBIENTAIS VISANDO ESTUDOS DE VULNERABILIDADE: O CASO DE 17 CONCELHOS DO CENTRO DE PORTUGAL. REVISTA GEONORTE, 3(4), 816–829. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1877
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).