CARCINICULTURA NO LITORAL DO CEARÁ: ANÁLISE DAS MODIFICAÇÕES IMPRESSAS NO ESTÚARIO DO RIO PIRANGI - CE
Palabras clave:
Carcinicultura, Rio Pirangi-Ce, Impactos Ambientais, GeoprocessamentoResumen
Os ambientes costeiros constituem-se reconhecidamente em áreas de expressiva fragilidade ambiental, onde os componentes que integram os sistemas formam a paisagem e respondem a uma dinâmica complexa, fruto da interação dos agentes continentais e litorâneas. A criação de camarão, nesse contexto, tem impactado os ecossistemas costeiros e bacias hidrográficas. Assim, a presente pesquisa estuda a área que compreende o estuário do rio Pirangi, localizada a 110 km de Fortaleza, aproximadamente, e situada em parte nos municípios de Beberibe e Fortim, no litoral leste do estado do Ceará. O estudo tem como objetivo analisar o impacto ambiental das fazendas de camarão (carcinicultura) que estão localizadas no estuário do rio Pirangi. Dessa forma as informações apresentadas servem como subsídios à elaboração de propostas ao manejo dos recursos naturais para melhoria da qualidade ambiental, pois a atividade quando aliada às práticas de manejo apropriadas, possui capacidade de suporte que integra o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade ambiental das áreas estuarinas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-12-05
Cómo citar
Andrade Mesquita, E., Vasconcelos Frota, P., & Lima Soares, V. (2012). CARCINICULTURA NO LITORAL DO CEARÁ: ANÁLISE DAS MODIFICAÇÕES IMPRESSAS NO ESTÚARIO DO RIO PIRANGI - CE. REVISTA GEONORTE, 3(4), 540–551. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1854
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).