ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO SISTEMA DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS LÍQUIDOS NA ÁREA DE EXPANSÃO URBANA DA CIDADE DE BOA VISTA – RR.

Autores

  • Haroldo Scacabarossi
  • Celson Figueiredo Cruz
  • Gladis de F. Nunes da Silva Silva
  • Osvair Brandão Mussato

Palavras-chave:

Lagoa de estabilização, Poluição, Impactos Ambientais

Resumo

Os sistemas de lagoas de estabilização constituem-se na forma mais simples e econômica para tratar os esgotos em diversas cidades brasileiras e em Boa Vista capital do estado de Roraima (extremo norte Amazônico), não é diferente. No entanto, se não forem adotadas precauções desde antes de sua instalação até as devidas manutenções, danos sócio ambientais surgirão principalmente na área do seu entorno. Mediante esta hipótese, o presente trabalho teve como objetivo identificar os potenciais impactos ambientais gerados por este sistema de tratamento de esgoto. Através da pesquisa bibliográfica verificou-se uma série de problemas decorrentes da implantação e funcionamento do sistema de lagoas de estabilização como, mudança da paisagem para implantação do sistema, com desmatamento e processo erosivo, diminuição da capacidade do ar ser inodoro, devido à liberação de gases odoríferos oriundos do tratamento do esgoto em suas diversas etapas e poluição do igarapé Grande, em virtude do efluente oriundo das lagoas contribuir para a alteração das características físico-químicas do Igarapé. Na pesquisa de campo foi possível constatar uma série de procedimentos não apropriados no sistema de lagoas, como a falta de manutenção e vigilância devida na área das lagoas, até despejos de esgoto in natura em canais artificiais no entorno do sistema. Portanto, existe a necessidade de medidas mitigadoras urgentes a fim de diminuir os impactos causados pelo sistema de lagoas de estabilização ao meio ambiente e à saúde dos moradores expostos aos constantes problemas provenientes deste sistema de tratamento de esgoto.

Downloads

Publicado

2012-12-05

Como Citar

Scacabarossi, H., Figueiredo Cruz, C., Silva Silva, G. de F. N. da, & Mussato, O. B. (2012). ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO SISTEMA DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS LÍQUIDOS NA ÁREA DE EXPANSÃO URBANA DA CIDADE DE BOA VISTA – RR. REVISTA GEONORTE, 3(4), 422–431. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1845