GEOTECNOLOGIAS NA PRODUÇÃO DE RECURSOS PARA A EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
ESTUDO DE CASO EM PÉ DE SERRA, BAHIA, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.49.45.60Palabras clave:
Formação de professor, QGIS, Cartografia temáticaResumen
La enseñanza de la Geografía combinada con el uso de las Geotecnologías puede llevar a los estudiantes a construir su idea más estructurada del mundo, ya que les permite analizar la construcción del espacio a diferentes escalas. Este artículo propone discutir la difusión de las Geotecnologías en la Educación Básica a través de talleres con docentes que buscan desarrollar una política pública educativa que abarque la formación continua y la enseñanza de la Geografía contextualizada con la realidad escolar. Los procedimientos metodológicos involucraron la elaboración de material teórico y material práctico sobre Geotecnologías y enseñanza contextualizada, realizando talleres con docentes para discutir los materiales y su aplicación en el aula. El estudio destaca las contribuciones que las Geotecnologías, a través de cursos de actualización y desarrollo de recursos didácticos, pueden ofrecer a la enseñanza de la Geografía y la importancia de proporcionar situaciones de aprendizaje que valoren el espacio vivido de los estudiantes. Los docentes que aplicaron el material didáctico en el aula manifestaron que los estudiantes mostraron curiosidad e interés por conocer mejor las características del espacio geográfico del municipio y evaluaron como excelente el aporte del material para contextualizar la enseñanza con la realidad local.
Descargas
Citas
AGUIAR, Ponciana Freire. Geotecnologias como Metodologias Aplicadas ao Ensino de Geografia: uma tentativa de integração. Revista de Estudos Geoeducacionais. Ceará, vol. 4, n. 8, p. 54-66, jul./dez., 2013. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/184> Acesso em: 7 de Janeiro de 2019.
CARVALHO, A. P. R. Geotecnologias na contextualização do ensino de geografia no município de Pé de Serra – BA. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana – BA, 01 de abril de 2019.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia escola e construção de conhecimentos. Papirus. Campinas - SP. 2005.
DUARTE, R. L. ANUNCIAÇÃO, V. S. Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio: a formação continuada de professores de Geografia da rede estadual de Ensino no município de Aquidauana – MS. Bol. Goia. Geogr. (Online). Goiânia, v. 37, n. 1, p. 122-139, jan./abr. 2017. Disponível em: < https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/46247> Acesso em: 6 fev. 2022.
FERREIRA, E. M. Geotecnologias como recurso didático para professores de Geografia no ensino fundamental da rede estadual de Mato Grosso do Sul. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campus de Aquidauana, MS, 20 de março de 2017. Disponível em < https://posgraduacao.ufms.br/portal/trabalho-arquivos/download/4234> Acesso em: 22 de Janeiro de 2023.
FITZ, P. R. Cartografia Básica. Oficina de Textos. São Paulo. 2017.
FITZ, P. R. Geoprocessamento sem Complicação. Oficina de Textos. São Paulo. 2017.
LAROCCA, P. TOZETTO, S. S. A formação de professores como objeto de estudo de dissertações produzidas em um mestrado em educação. Revista Transmutare, v. 1, n. 2, p. 162 – 179, Curitiba, jul./dez. 2016. ISSN 2525-6475. Disponível em <https://revistas.utfpr.edu.br/rtr/article/view/3937/3306> Acesso em: 8 jan. 2019.
PAZ e SILVA. L. A. SILVA, A. S. Formação de professores e as implicações no ensino de Geografia: uma abordagem sob a perspectiva dialética. Revista Equador, Vol. 06, N° 1, p. 40 – 56. UFPI, 2017. ISSN 2317-3491. Disponível em: <http://www.ojs.ufpi.br/index.php/equador> Acesso em: 8 jan. de 2019.
PONTES, E. T. M. CAMPOS, G. S. CARVALHO, A. B. Geotecnologias, cartografia digital e geoprocessamento aplicados ao ensino de Geografia e disciplinas afins: uma experiência de extensão no semiárido cearense. GeoFocus: Revista Internacional de Ciência y Tecnologia de la Información Geográfica. n. 21. p. 145-167. 2018. Disponível em: < http://www.geofocus.org/index.php/geofocus/article/view/570> Acesso em: 6 fev. 2019.
SOARES, A. S. A formação do professor da Educação Básica entre políticas públicas e pesquisas educacionais: uma experiência no vale do Jequitinhonha em Minas Gerais. Ensaio: aval. Pol. Públ. Educ. Rio de Janeiro, v. 22, n. 83 p.443-464, abr./jun. 2014. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v22n83/a08v22n83.pdf> Acesso em: 7 fev. 2019.
SOUSA, I. B. FREITAS, M. I. C. Tecnologias utilizadas na produção de mapas: novas perspectivas didáticas no Ensino Fundamental II. Revista Brasileira de Cartografia, vol. 70, n. 5, Edição Especial “XXVII Congresso Brasileiro de Cartografia”, 2018. Disponível em: < http://www.seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44568> Acesso em: 22 jan. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).